Resenha Do Livro Jornalismo Economico
Pesquisas Acadêmicas: Resenha Do Livro Jornalismo Economico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: StephanieGama • 24/6/2014 • 446 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
Jornalismo Econômico é uma obra para se aprender através da experiência de nomes renomados do jornalismo brasileiro. Suely afirma de forma categórica que há necessidade sim de formação jornalística para ser um bom profissional. “A formação do jornalista não deveria ser imprevisível nem improvisada, mas às vezes, é” (Suely. P. 32). A autora critica as faculdades que só querem o dinheiro, mas não oferecem uma estrutura mínima para a formação do futuro profissional. Sobre a especialização, ela diz que uma das melhores opções para se aprofundar na área é frequentar cursos oferecidos por empresas da área: Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), Bovespa, IBGE e entidades empresariais. “Em geral gratuitos, esses cursos interessam ao jovem jornalista e também ao organizador, preocupado em se relacionar com profissionais qualificados, que conheçam economia e aquele setor específico” (Suely. P. 33).
Outro dado importante mostrado na obra é a questão salarial do jornalista econômico. Segundo a autora, os salários variam muito no país; mas, nas grandes empresas de jornais: Valor, Estadão, Folha, O Globo e revistas especializadas, o salário médio é próximo de 16 salários mínimos. Em Brasília varia entre 32 e 40 salários, aproximadamente.
Sobre termos diretamente ligados à Macroeconomia, Suely explica alguns ao mesmo tempo em que afirma ser imprescindível conhecer esse sistema que está impregnado à economia brasileira. O alimentador do jornalismo econômico brasileiro é a Macroeconomia, segundo ela. Suely diz que muitas pessoas acham chato ler no jornal sobre Macroeconomia. Ela até faz a sugestão de se escrever sobre microeconomia, mas ressalta dizendo que é impossível, no Brasil, por ser o primeiro sistema aquele que rege a economia nacional. Tem um impacto maior sobre os brasileiros.
Entre os termos explicados por Suely, está: “Inflação [média dos preços que sobem mais do que caem]; deflação [contrário de inflação. Os preços caem mais do que sobem e o índice fica abaixo de zero]; câmbio [expressão em reais do valor das moedas estrangeiras no Brasil. Devido à influência da economia dos EUA no Brasil e no mundo, a taxa mais usada no Brasil é expressa em dólar norte-americano]; Produto Interno Bruto (PIB) [Soma de riquezas produzidas pelo país. É dividido em quatro áreas: indústria, comércio, agricultura, e serviços]”. (Suely. P.62). Além desses dados, Suely explica o significado de renda per capita; taxa de juros; déficit fiscal nominal; superávit primário; balanço de pagamentos; saldo ou déficit da balança comercial e risco Brasil.
Finalizando É uma leitura que exige conhecimentos prévios para ser entendida, isso porque o livro trata de um tema da profissão do jornalista, fazendo uso de uma linguagem específica da profissão nem sempre dominada por leigos. Para sanar esse possível problema a autora deixa claro a quem o livro se destina.
...