Resenha Do Livro Terapia Financeira
Artigos Científicos: Resenha Do Livro Terapia Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: klalve • 16/9/2014 • 936 Palavras (4 Páginas) • 3.193 Visualizações
DOMINGOS, Reinaldo. Terapia Financeira: Realize seus sonhos com educação financeira. 1. ed. São Paulo: Dsop, 2012
CREDENCIAIS DO AUTOR:
Reinaldo Domingos é escritor, educador e terapeuta financeiro. Nasceu em Casa Branca, interior de São Paulo, cresceu em uma família humilde, filho de pai ferroviário e mãe autônoma. Através do sonho de comprar uma bicicleta, começou a trabalhar muito cedo e poupar dinheiro, aos 12 anos, desde então, se deu conta de que tudo que quisesse conquistar na vida dependeria dele mesmo, do seu esforço. Presidente da DSOP Educação Financeira e da Editora DSOP. Publicou os livros Livre-se das Dívidas, Ter Dinheiro Não Tem Segredo, O Menino, o Dinheiro e a Formigarra, o Dinheiro e os Três Cofrinhos. Presidente do grupo Confirp de Contabilidade, uma das maiores empresas de consultoria contábil do Brasil, foi governador do Rotary International Distrito 4.610 na gestão 2009-2010. Idealizador, fundador e presidente da Associação de Educadores Financeiros (Abefin) que tem como objetivo apoiar a qualificação e a capacitação do educador financeiro no Brasil.
Através de sua experiência ao longo da vida de educador financeiro, o autor desenvolve sua metodologia, visando ensinar o leitor a perceber gastos e entender como priorizar os sonhos, em quatro pilares: Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar.
Em, Diagnosticar, o autor compara o desequilíbrio financeiro das pessoas como uma doença, que como tal, precisar ser descoberta para ser solucionada imediatamente. Ao fazer a pergunta de quanto uma pessoa ganha, normalmente ela responderá com um valor que não é subtraído os descontos e consequentemente terá um pensamento que não condiz com a realidade, portanto, o autor sugere um levantamento mensal e anual que, segundo ele, possibilitará uma reflexão e um processo de mobilização psicológica. Além disso, afirma a necessidade de contabilizar, diariamente, pequenas e grandes despesas no “Apontamento de Despesas”, fornecendo no livro, tabelas ilustrativas e outras para serem preenchidas, sempre destacando as dificuldades, inicialmente, em seguir as anotações. Sugere até uma reunião familiar para debater os dados levantados e, assim, estabelecer estratégias para reduzir gastos esclarecendo que não é suficiente apenas registrar, mas também muita perseverança e disciplina.
O autor afirma a necessidade de desenvolver uma visão dos impulsos que estão por trás do padrão de consumo de cada pessoa e a descoberta do “eu” financeiro e conclui ressaltando a importância do diagnóstico financeiro preciso comparando ao diagnóstico médico, que mal analisado implicará no óbito.
No pilar, Sonhar, a ideia principal é a motivação, onde o autor, numa perspectiva até óbvia, posiciona o sonho antes do dinheiro, mesmo não tendo condições para realizá-lo no momento, mas enfatiza que é necessário desenvolver a capacidade de projetar o futuro, listando-os e estabelecendo prazos. Mais uma vez o autor retoma a proposta de reunir a família já que, segundo ele, sonhar em conjunto aproxima as pessoas e, assim, cria um ambiente prazeroso. O autor fornece a tabela “Registro dos sonhos” para preenchimento e para categorizar em curto, médio e longo prazo com os respectivos valores de cada um e, assim, ser possível desenvolver um orçamento para que sejam realizados.
Em, Orçar, o terceiro pilar de sua metodologia, o autor, inicialmente, destaca a importância da prática do orçamento, explicando que registrar o dinheiro que entra e que sai não basta, é preciso um direcionamento para a realização pessoal. Ao comparar, através da tabela, o orçamento comum e o orçamento DSOP, explicita
...