Resenha - Filme “A sociedade do espetáculo”
Por: Mariana0287 • 27/11/2019 • Resenha • 302 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
*SINOPSE*
é um documentário que retrata o aspecto de espetacularização dos feitos, em qualquer sociedade, seja ela neoliberal ou socialista.
o documentário foi rodado em cima de um livro de mesmo nome e também de Guy Dubord.
o espetáculo se apresenta, simultaneamente como representação da própria sociedade. Enquanto parte da sociedade, é o foco de toda a visão e de toda consciência. Mas por ser algo separado, ela é, na verdade, o domínio da ilusão e da falsa consciência: a unificação que realiza não é outra coisa se não a linguagem oficial da separação.
*RESENHA*
esse espetáculo é a imagem que a sociedade cria para contemplar a existência.
quando a abstração se torna real pela perda da realidade, o que sobra, é uma sociedade do espetáculo. Onde as imagens não são mais o produto, mas sim o produtor.
neste documentário, guu mostra como e por que a economia gerou uma dimensão diferente ao espetáculo (realidade) com a finalidade de estabelecer uma nova ordem.
em toda sociedade, temos: uma parte que assume o controle do resto é assim faz o mundo á sua própria imagem.
alguns tipos de sistemas, como tributais teocráticos, feudais e políticos na história da humanidade, moldou a realidade de acordo com suas necessidades e objetivos peculiares. Isso tudo por conta de um sistema de pensamento.
a vulnerabilidade torna difícil viver no modo do individualismo. Ou seja, viver em sociedade é meio que obrigatório, não é uma opção. E a economia era baseada na necessidade e não satisfaria algo que não fosse além da pura sobrevivência.
então o que basicamente manteve a humanidade unida, foi a escassez de quase tudo.
as coisas ao longo do tempo foram mudando. Depois das revoluções industriais e depois do capitalismo. As coisas eram mais que apenas sobrevivência. Assim a sociedade moderna criou o “luxo”.
agora o mundo precisa de compradores e consumidores para sobreviver.
...