Resenha - Filme Black
Por: That_Chad • 16/6/2018 • Resenha • 857 Palavras (4 Páginas) • 1.660 Visualizações
Resenha do filme BLACK
BLACK, como é narrado logo no início do filme, conta a história de duas pessoas: Michele McNally, surda e cega desde a infância, e seu professor, Sr. Sahai. As primeiras cenas se passam quando Michele o reencontra 12 anos depois da última vez que o viu e descobre que ele está com Alzheimer avançado. Nesse ponto, ela se compromete a fazê-lo lembrar daquilo que esqueceu, mesmo parecendo impossível, pois “impossível foi a palavra que ele nunca a ensinou”.
O filme então passa a contar a história dela: mostrando que até os 12 anos a família não encontrava meios de entendê-la ou socializá-la. Michele agia como irracional constantemente sofrendo e provocando acidentes. A situação era tão crítica que seus pais chegaram a cogitar a ideia de interná-la em um hospício. É nesse ponto que a mãe, como último recurso, envia uma carta ao professor Sahai propondo-lhe que ensinasse Michele.
Das primeiras tentativas, em que o professor utiliza métodos desaprovados pelo pai da menina, ao momento em que ela aprende a sua primeira palavra em linguagem de sinais (água – water), percebe-se que o professor tem uma preocupação genuína e se sente responsável por Michele. Talvez por ter tido uma irmã que foi internada por não ser compreendida, Sahai tem medo que Michele também o seja e assim acabe se perdendo.
Michele cresce e se torna uma mulher jovem, bonita, comunicativa e inteligente. É revelado aqui o seu desejo, e de seu professor, de estudar artes na faculdade. Pela insistência de Sahai, Michele consegue uma entrevista e é admitida. O professor passa a frequentar as aulas com ela, como seu intérprete. Apesar de estudar muito e compreender bem a matéria em sala de aula, Michele é reprovada por várias vezes por não conseguir terminar as provas.
Aqui percebemos que as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência vão além da comunicação: além de saber escrever, é necessário escrever rápido. Talvez não seja possível imaginar o tamanho da frustração dela, que é tão grande que ela considera desistir do seu sonho. Mas Sahai, como sempre, estava lá amparando-a e a incentivando a continuar, comemorando e dançando junto com ela até nas falhas.
Mas BLACK não retrata apenas a vida acadêmica de Michele, mostrando um pouco da sua relação com a irmã, Sarah. As duas sempre foram tratadas de maneira bem diferente, já que Michele, mesmo sendo a mais velha, necessitava de mais cuidados. Sarah em vários momentos se mostra desgostosa com a atenção dada a irmã, chegando a assumir isso no seu jantar de casamento, gerando um desconforto geral e a magoando muito. A situação só foi remediada com a ajuda de Sahai, claro, que leu o texto muito emocionante e agradecido que Michele havia escrito para Sarah e apaziguou a situação.
Assim como no jantar, Sahai se mostra mais que um professor para Michele, é também um amigo, alguém que a acompanha a todo lugar que vai, a auxilia, aconselha e é perceptível o carinho que tem, de modo que é uma pessoa em quem ela confia inteiramente. Qual não deve ter sido a dor que Michele sentiu ao ser abandonada no banco da praça quando a doença do professor se manifesta e o faz deixa-la lá. É nesse momento que, percebendo o quanto a fez sofrer, ele pede desculpas e faz a promessa de nunca esquecê-la.
...