Resenha - Olhai Os Lírios Do Campo
Pesquisas Acadêmicas: Resenha - Olhai Os Lírios Do Campo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lindaise • 10/3/2015 • 379 Palavras (2 Páginas) • 870 Visualizações
RESENHA
No Trecho do livro Olhai os Lírios do Campo, Porto Alegre, Globo, 1981, O autor Érico Verissimo chama a atenção do leitor por meio de uma linguagem simples com foco narrativo na terceira pessoa, porém culta, com objetivo de relatar o dia-a-dia de Eugênio, um moço angustiado do mundo moderno, formado a muito custo em medicina, casa-se por interesse com uma moça bem de vida, passa a trabalhara para o pai dela em uma fabrica, mexendo com documentos importantes.
Em seu emprego na fábrica do sogro, vive conflitos existenciais, mostra-se fraternal para com a secretária e para com os outros empregados na intenção de comprar-lhes a cumplicidade.
Um dia, um acidente, devido à irresponsabilidade e indisciplina de um operário durante o trabalho, resultou na morte de um operário e Eugênio foi incumbido para providenciar os encaminhamentos dentro das leis trabalhistas, pois de acordo com o chefe ele é quem tem mais jeito para a coisa.
O trecho deixa o leitor indagando o porquê dos conflitos no local de trabalho? Quem foi o culpado pelo acidente? A fábrica estava de acordo com as Normas de Segurança no trabalho? O autor apresenta criticas muito pertinentes, de forma monologa fácil de compreender, sobre a sociedade hipócrita, fútil e vazia, que visa somente o acumulo de riquezas e bens, e que não da a menor importância para o bem-estar do trabalhador, que resultam em relações sociais hipócritas no ambiente de trabalho.
Esse texto é indicado para estudantes da área de Saúde e Segurança do Trabalho. E demais interessados na literatura romântica nacional.
Érico Verissimo nasceu em Cruz Alta – RS a 17 de Dezembro de 1905. Por volta de 1914, cria sua primeira revista, com caricaturas e notas, nas horas vagas lia principalmente Machado de Assis, que muito influenciou na sua formação literária. Mais adiante casa-se com Mafalda Volpe com quem tem dois filhos. A sua vida como escritor começa e Érico escreve várias obras e entre elas “Olhai os lírios do campo” em 1938, foi uma das que mais alcançou grande numero de edições e projetou o nome do autor em todo o país.
Essa resenha foi feita por Ellen Lindaise da Silva Lapa, aluna do quarto ano do curso Técnico e Integrado de Informática IFRO – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – Campus Ji-Paraná.
...