Resenha Tempos Modernos
Casos: Resenha Tempos Modernos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pam21 • 17/10/2013 • 292 Palavras (2 Páginas) • 801 Visualizações
Resenha “TEMPOS MODERNOS” - Charlie Chaplin
No longa metragem de 1936, dirigido e estrelado por Charles Chaplin e Paulette Goddard, “Tempos Modernos”, vemos no personagem “Carlitos” (Chaplin) uma figura que, apesar do contexto da época, consegue ser engraçada, mas mostrando um cenário social devastado pela crise da década de 1920 a 1940 nos E.U.A. A expressão cômica de Charles e a sua sutileza ao relatar em sátira, a vida do operário que é escravo dos mecanismos do capitalismo em desempenho do exercício repetitivo e a insatisfação do trabalhador retratadas em stress e as conseqüências que levam o trabalhador a ficar doente. Ao tentar voltar ao mercado de trabalho encontra uma economia abalada, com a crise de 29. Um enorme aumento da miséria e do desemprego, onde fabricas e bancos acabam em falência, e uma população revoltada com toda a situação, dando espaço para o surgimento do comunismo.
O filme é uma crítica ao modo da produção capitalista e a reprodução burguesa, procurando detalhar não só as concepções que abrangem as questões trabalhistas em si, mas também uma perspectiva almejada pela humanidade: A felicidade.
Afinal o que Charles e os demais estavam produzindo naquela fabrica?
O trabalho de apertar parafusos resultava em qual produto final?
A resposta está na característica do famoso fordismo que ainda atualmente continua presente, e hoje não somente o trabalhador mais também o consumidor é vitima disso. Ao trabalhador não é permitido saber qual o produto que está produzindo, assim virando um robô humano e tendo sua inteligência engessada.
Em suma, trata-se de uma obra cinematográfica que retrata uma situação histórica de um jeito satírico, reflexivo e que se torna contemporânea, tendo em vista a atual submisso do homem à máquina e o contexto social urbano que se torna muitas vezes decadente.
...