Resenha do Filme: O Mercador de Veneza
Por: João Paulo Salfer Gonze • 15/4/2018 • Resenha • 518 Palavras (3 Páginas) • 1.736 Visualizações
Academico: João Paulo Salfer Gonze
Curso: Administração
Disciplina: Introdução ao Direito
O Mercador de Veneza
O filme baseado na obra de Willian Shakespeare relata um drama envolvendo dividas, justiça e vingança.
Durante o século XVI na cidade de Veneza um jovem apaixonado de baixa classe chamado Bassanio está apaixonado por Pórcia, uma jovem de linhagem de nobreza, porém para pedir a mão de Pórcia o jovem Bassanio teria que oferecer uma certa quantia de dote, o que não possuía. É aí que o comerciante da alta classe e amigo de Bassanio, Antônio aparece para lhe ajudar, com uma certa quantia para que Bassanio possa pedir a mão de sua amada.
Antônio estava esperando uma grande remessa de produtos que estava chegando de navio, contando com essa remessa Antônio empresta o dinheiro a Bassanio, porém o dinheiro que Antônio tinha no momento não era o suficiente, então recorreu à Shylock, um judeu que emprestava dinheiro a juros, porém a ligação entre eles não era uma das melhores. Shylock faz uma proposta a Antônio, que seria o seguinte, caso Antônio não pagasse a certa quantia em tanto tampo Antônio deveria dar uma libra de sua própria carne a Shylock como forma de juros; contando com o carregamento que estava chegando Antônio aceitou a proposta. Porém poucos dias depois Antônio fica sabendo do naufrágio do navio que trazia sua mercadoria e suposta garantia de pagamento da dívida.
Sabendo da notícia Shylock foi cobrar a dívida, Antônio tentou conversar com Shylock para mudar o acordo e acertar a quantia em valores monetários, mas Shylock insistiu no que havia sido combinado, o caso foi parar no tribunal.
Bassanio ficou sabendo do caso e pediu a sua esposa que o deixasse ir ajudar o seu amigo, que estava naquela situação por sua causa. Bassanio vai ao tribunal tentar ajudar Antônio, porém que surpreende a todos é Pórcia, que escondia se passa por um juiz que julgaria o caso, e com um certo jogo de cintura conseguiu reverter a situação, livrando Antônio da dívida e assim acabando com Shylock, que a partir desse dia foi visto como um monstro vingativo, sendo humilhado, perdendo parte de seus bens e se tornar cristão.
Em relação ao direito, as leis de Veneza, se mostram precárias perante a verdadeira justiça, as contradições das falsas palavras não permite que a lei se cumpra.
Assim, conclui-se que o conceito maior da obra é que o ser humano não se considera igual aos outros, já que são julgados segundo a sua religião, raça e classe social. Por isso, muitos conflitos são criados e isso desperta os sentimentos ruins da alma, no caso a vingança.
...