Resenha do livro: O Mundo Assombrado Pelos Demônios
Por: ClaudeGahia • 20/6/2018 • Resenha • 341 Palavras (2 Páginas) • 584 Visualizações
Resenha do livro: O Mundo Assombrado Pelos Demônios
Este livro trata sobre várias crenças atuais que falam sobre o ser humano, para todos os níveis de entendimento.
A forma de se expressar é simples e através de exemplos como as aparições de santos para jovens europeus e as abduções de pessoas por extraterrestres, há uma crítica velada, da forma que o autor vê a ciência, a maneira que a mídia e as pessoas que não são familiares ao método científico dão aos fenômenos paranormais.
Critica com ênfase os informativos sobre extraterrestres, psicólogos e psicanalistas que aceitam, como verdadeiras, estas estórias de seus pacientes, partindo do princípio de que se eles têm um problema, devem ser ouvidos e sua história deve ter fundamento. Tornam a alucinação destas pessoas, a mais real possível, afinal, agora, tem o apoio de um profissional dos problemas mentais.
O autor explica cientificamente, o porquê que a maioria dos fantasmas, espíritos e ETs só aparecem à noite e normalmente, nos momentos de transição entre a vigília e o sono.
Polemiza ao declarar nomes, inclusive, como dos sinais nas plantações, supostamente provocados por discos voadores, e também os fenômenos mais famosos de aparecimento de discos voadores nos EUA com o comportamento das autoridades, da imprensa e da população.
A partir do momento que esclarece diversos medos humanos em relação a estas supostas entidades paranormais, o livro fica mais interessante, como por exemplo, é o caso do sonho de cair de algum lugar alto e acordar segurando na cama. A explicação é simples: é o nosso instinto de sobrevivência, ou seja, quando dormíamos nos galhos das árvores e o chão era cheio de predadores, escapavam aqueles que acordavam assustados, antes da queda, logo esta capacidade foi passada hereditariamente por nossos ancestrais que sobreviveram.
Um outro ponto explicado por Sagan é o medo que a maioria das crianças apresentam do escuro. No passado distante, quando vivíamos nas cavernas, as crianças cresciam dormindo sempre junto a muitos adultos, e agora, as crianças ainda não se adaptaram a dormirem no escuro em quartos isolados dos seus pais.
...