TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resistêsncia Dos Materias 1

Monografias: Resistêsncia Dos Materias 1. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO 1 Capítulo

Em geral chama-se telhado qualquer tipo de cobertura em uma edificação. Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado por possuir um ou mais planos inclinados em relação à linha horizontal (diferente, por exemplo, das lajes planas ou das cúpulas). A cada um destes planos inclinados, dá-se o nome de água. O telhado destina – se a proteger o edifício contra ação das intempéries, tais como chuva, vento, raios solares, neve e também impedir a penetração de poeiras e ruídos no seu interior.

A origem do nome telhado prove do uso das telhas, mas nem todo sistema de proteção superior de um edifício, obrigatoriamente, constitui –se num telhado, como por exemplo lajes com espelho d’água, terraços e jardins suspensos o telhado compõe – se duas partes principais:

Cobertura: podendo ser de materiais diversos, desde que impermeáveis as águas pluviais e resistentes a ação do vento e intempéries. A cobertura pode ser telhas de cerâmicas, telhas de concreto (planas ou capa e canal) ou chapas onduladas de cimento – amianto, aço zincado, madeira aluminizada ,pvc e fiber glass. As telhas de ardósia e chapas de cobre, foram praticamente banidas da nossa arquitetura.

Armação: corresponde ao conjunto de elemento estrutural para sustentação da cobertura, tais como: ripas, caibros, terças, tesouras e contraventamentos. As estruturas que compõe a armação dos telhados, podem ser totalmente ou parcialmente executados em madeira, denomina-se também madeiramento. Algumas coberturas podem dispensar a armação, quando empregamos perfis especiais auto – portantes em cimento – amianto, aço galvanizado, concreto protendido ou fiber glass.

OBJETIVO 2 Capítulo

O objetivo do trabalho é a apresentação das principais aplicações para as estruturas de telhado apresentadas, os tipos de telhas, espécies de madeira e exemplo de cargas atuantes na estrutura do telhado.

TERMINOLOGIA DAS PEÇAS QUE COMPÕEM UM TELHADO 3 Capítulo

Telhado é qualquer tipo de cobertura em uma edificação. Porém, o telhado, rigorosamente, é apenas uma categoria de cobertura, em geral caracterizado por possuir um ou mais planos inclinados em relação à linha horizontal (diferente, por exemplo, das lajes planas ou das cúpulas). A cada um destes planos inclinados, dá-se o nome de água.

A função principal do telhado é a mesma que a de qualquer outra cobertura: proteger o espaço interno do edifício das intempéries do ambiente exterior (como a neve, a chuva, o vento, entre outros), também concedendo aos usuários aí localizados privacidade e conforto (através de proteção acústica, térmica, etc). Porém, diferente de outros sistemas de cobertura, o telhado também promove a captação e distribuição das águas pluviais.

Abaixo vemos uma treliça com a terminologia das peças que compõem um telhado:

1 – Ripas: são as peças que apoiam as telhas, elemento estrutural do telhado, geralmente de madeira, podendo ser de aço, a ripa possui uma pequena seção transversal, se comparada com uma terça ou caibro, e serve para melhor distribuir as cargas geradas pela cobertura.

2 – Caibro: Os caibros são as peças que apoiam as Ripas. Deve-se tomar o cuidado de não deixar vãos muito grandes, pois o caibro não vai aguentar o peso das telhas e vai envergar.

Então, colocamos uma Terça para evitar que os Caibros fiquem abaulados:

3 – Cumeiras : a parte mais alta, a última fileira de telhas de um telhado, onde se apóiam os caibros.

4 – Terças: As Terças são peças que servem para apoiar os caibros. Sem as terças, os caibros ficariam muito abaulados, pode ser que seja necessário mais que uma Terça.

5 – Contrafechal: Peça de madeira paralela ao frechal, em que se pregam os extremos dos caibros de madeiramento dos telhados.

6 – Fechal: é a componente do telhado, a viga que se assenta sobre o topo da parede, servindo de apoio à tesoura. Distribui a carga concentrada das tesouras sobre a parede.

7 – Chapuz: é o calço de madeira, geralmente em forma triangulas que serve de apoio lateral para a terça ou qualquer outra peça de madeira

Pegue um pedaço de viga e corte conforme o desenho a seguir. O comprimento deve ser pelo menos o dobro da altura:

8 – Perna ou empena: cada uma das duas paredes laterais onde se apoia a cumeeira nos telhados de duas águas.

9 – Linha, tensou ou tirante: é a viga horizontal (tensor) que, nas tesouras, está sujeita aos esforços de tração.

10 – Pendural ou pendural central: O Pendural é peça estratégica da tesoura e serve para segurar a linha para que ela não fique abaulada. Cuidado! algumas pessoas pensam que o Pendural serve para apoiar as Empenas mas é justamente o contrário: O Pendural é que se apoia nas Empenas, isto é, o Pendural é que fica pendurado nas Empenas, enquanto que a Linha fica pendurada no Pendural.

11 – Escora ou diagonal: É também uma peça

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com