Responsabilidade Governamental com o Meio Ambiente
Por: edvaldox • 9/10/2019 • Artigo • 398 Palavras (2 Páginas) • 175 Visualizações
Ontem de manhã, 20/08/19, me deparei com uma cena que nem eu, nem minha mãe, e nem meu pai no auge dos seus 88 anos de idade jamais vimos na vida.
Logo de manhã, ao ver o céu encoberto, e olhar o sol, imaginei que fosse a lua mais brilhante. Mas depois reparamos que era o sol encoberto por um tempo acinzentado, como se fosse chover sem chuva, ou esfriar sem frio. Pois nada constava na previsão.
Cheguei a brincar que era o fim do mundo, mas para o meu espanto, se não começarmos a refletir nesse exato instante, realmente pode ser...
Apenas mais à noite descobri, de que se tratava aquele estranho fato. As inúmeras e incalculáveis queimadas provocadas na Amazônia, que encobriam nosso céu e sol no interior do estado de são Paulo e se alastrava por quase todo o país. Numa viagem de mais de mais de três mil quilômetros.
Não defendo governante A ou B. Mas todos nós devemos nos preocupar com o planeta que nos foi emprestado para viver, progredir e mantê-lo. Pois enquanto nos mantemos alheios aos fatos e a postura dos nossos governantes, escolhidos e pagos por nós para proporcionar o bem de todos, agride, fere e destrói o planeta do qual não somos donos, e sim usuários. Com isso, agredimos, ferimos e destruímos a nós mesmos.
O céu que riscamos com fumaça, é o mesmo que enche nossos pulmões.
A chama que queima as florestas, milhões de árvores, e toda a vida que lá existe, é a mesma que incinera nosso futuro nada distante.
O rio que matamos com produtos químicos para possuir o ouro e toda tipo de preciosidade que está na terra, é o mesmo que nos mantém vivos.
Os venenos que matam as larvas nas plantações, são os mesmos que consumimos junto com os alimentos.
E a indiferença que depositamos a toda essa realidade, é a mesma que, quando nos dermos conta de que nos mantivemos alheios a tudo isso, nos mostrará que já será tarde demais.
Não vejo vantagem em defender ou atacar cegamente nossos governantes. Mas precisamos exigir: responsabilidade, humildade e competência.
“Quando o último rio secar,
a última árvore for cortada
e o último peixe pescado,
eles vão entender ,
que dinheiro não se come.” - Índio Norte Americano.
https://www.brasildefato.com.br/2019/08/15/estimulados-por-bolsonaro-fazendeiros-promovem-dia-do-fogo-na-amazonia/
https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/19/politica/1566248656_245830.html
...