Respostas Do Curso PNAE
Trabalho Escolar: Respostas Do Curso PNAE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marlimdasilva • 20/10/2014 • 2.867 Palavras (12 Páginas) • 6.878 Visualizações
ATIVIDADE I
Cara dona Lourdes!
Muito importante sua preocupação com a saúde alimentar do seu filho Francisco que possui diabetes, necessitando cuidados especiais na alimentação.
Com a finalidade de tranquilizá-la informo que uma das funções do PNAE é oferecimento de alimentos adequados, em quantidade e qualidade, para satisfazer as necessidades nutricionais do aluno, pois para aprender todo aluno deve estar bem alimentado. A alimentação é um direito constitucional previsto na lei.
Também Dona Lourdes é importante que a senhora saiba que o PNAE faz parte da política social que busca promover ações promotoras de saúde. Assim, garantindo as diferenças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos que necessitem de atenção específica e aqueles que se encontram
Em situação de insegurança alimentar, como é o caso do seu filho.
Abraços
ATIVIDADE 2
Dentro da disciplina de ciências é trabalhado com os alunos a importâncias da alimentação com foco na pirâmide alimentar, priorizando alimentos locais, vindo dos produtores rurais do município. Os pais em reuniões são orientados por um profissional da área (nutricionista) sobre a necessidade de incentivar a alimentação saudável dentro do ambiente familiar desde a primeira infância, visando à criação de bons hábitos alimentares, bem como a prevenção de doenças relacionadas à alimentação.
É trabalhado com as merendeiras orientando-as para fazer o melhor aproveitamento dos alimentos evitando desperdícios e o acúmulo de lixo.
Com a alimentação escolar os alunos estão se conscientizando da necessidade de adoção de bons hábitos alimentares.
Com o PNAE foi oportunizado melhores condições de promover alimentação saudável dentro da escola, acabando com as cantinas existentes, conseguindo reduzir e em algumas escolas até eliminar o numero de alunos que levam lanche de casa, que na maioria das vezes são pouco saudáveis.
UNIDADE II
ATIVIDADE 3
A)
A) 2
B) 7
C) 1
D) 4
E) 6
F) 5
G) 3
B)
A) F
B) V
C) F
D) V
E) F
C)
A) O TCU (TRIBUNAL DE CONTAS) E A CGU (CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO)
B) AS SECRETARIAS DE SAÚDE
C) O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF)
D) O CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS
UNIDADE III
ATIVIDADE 4
A)
O planejamento cuidadoso do cardápio escolar é importante porque, entre outros benefícios, é ele quem vai conduzir o processo de compras dos produtos a serem utilizados na alimentação escolar; um cardápio bem elaborado contribui para o atendimento das necessidades nutricionais necessárias para o bom desenvolvimento e crescimento dos alunos, bem como para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem; e, além disso, o cardápio permite o atendimento às crianças que sofrem de restrição alimentar ou necessitam de alimentação especial em razão de problemas de saúde.
A observação dessas regras contribui para garantir a qualidade da alimentação escolar.
B)
O Pnae estabelece que o cardápio deve ser planejado, de modo a atender as necessidades nutricionais dos alunos. Ou seja, a definição do cardápio não significa apenas estabelecer o que os alunos irão comer na alimentação escolar a cada dia da semana, sem observar os critérios sobre o assunto. É importante que haja um planejamento sistemático, em que serão observadas as peculiaridades quanto a hábitos e restrições (por problemas de saúde) alimentares dos alunos, a oferta e produ¬ção de gêneros alimentícios da região e a estrutura da cozinha para a preparação dos alimentos.
A alimentação escolar diversificada, de boa qualidade nutricional, higiênico – sanitário, saborosa, adaptada aos hábitos culturais locais e com ótima aparência é o que todos da comunidade escolar devem buscar.
C)
Muitos alunos enfrentam problemas de saúde, como desnutrição, obesidade, diabetes, intolerância e/ou aler¬gia a certos tipos de alimentos; e a entidade executora antes de elaborar o cardápio de alimentação, deve ter conhecimento da existência de alunos em sua rede escolar que enfrentam estes problemas. Essa preocupação da EE é fundamental por que os alunos com restrições alimentares têm direito a uma alimentação saudável e adequada e, também porque essas doenças devem ser combatidas, remediadas ou minimizadas com a alimentação escolar. Para diagnosticar problemas de saúde é necessário que as secre¬tarias de educação e de saúde trabalhem em conjunto, avaliando periodicamente os alunos da sua rede de ensino. Além disso, é importante promover capacitações sobre temas na área de saúde escolar para a comunidade escolar e local – professores, equipe diretiva, merendeiras, pais e outros para que esses possam identificar o estudante que apresenta sin¬tomas dos problemas de saúde já citados. Quando houver suspeita, o aluno deverá ser encaminhado para a unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e prescrição dos cuidados necessários.
ATIVIDADE 5
A presença do nutricionista habilitado no âmbito do Pnae é uma das garantias da manutenção da qualidade da alimentação escolar, sobretudo quando se pensa que o Programa tem como finalidade não só atender às necessidades nutricionais dos alu-nos, mas também contribuir para a melhoria da saúde da população, por meio da aquisição dos conhecimentos sobre hábitos e práticas alimentares saudáveis por meio de ações de educação alimentar
...