Respostas Logistica Ed Unip
Ensaios: Respostas Logistica Ed Unip. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: viniadm • 13/10/2014 • 1.784 Palavras (8 Páginas) • 4.012 Visualizações
pelo fluxo de transformação dessa mesma matéria-prima, chegando finalmente à ponta de consumo, com os clientes finais.
II e IV
A evolução das organizações industriais a partir da Revolução Industrial do século XVIII levou as empresas a comprarem materiais que originalmente eram fabricados por ela mesma (a isso se dá o nome de terceirização, que veremos depois).
I, II e V
O relacionamento entre Produção e Finanças inclui interesses conflitantes, e a Administração de Suprimentos deve atuar como intermediadora desse conflito, sempre buscando a economia e poupança.
A solução dos conflitos apresentados na figura exige uma fina coordenação entre fornecer / produzir / distribuir.
Chegar ao máximo lucro exige que as organizações tenham pelo menos quatro objetivos principais, pensando em administração de suprimentos:
III e IV
Nos recursos de transformação encontraremos diferentes processos, máquinas, equipamentos, habilidades e materiais. Para ser lucrativa uma empresa precisa organizar todos esses fatores, a fim de:
Prioridade e capacidade
O Plano estratégico de negócios é uma declaração dos principais objetivos e metas a atingir num período de dois a dez anos. Serve como um direcionamento amplo e mostra o tipo de negócio (produtos, mercados, etc) em que a empresa pretende atuar no futuro.
I e III
O plano estratégico de negócios de uma organização busca integrar os planos individualizados de todos os departamentos na organização, e que sua atualização deve ser constante, tendo em vista as mudanças no ambiente de mercado.
Planejamento de vendas e operações
O modelo atual implementado pelas organizações de manufatura, devido a grande quantidade de dados gerados e tratados ao mesmo tempo, e o enorme número de cálculos, exige um sistema de planejamento e controle de produção computadorizado.
Planejamento dos recursos de manufatura – MRPII
A indústria mundial passou por diferentes momentos ao longo de sua evolução, começando com os artesãos, mudando para as primeiras fábricas, depois da invenção da máquina a vapor, e assim nascendo a figura do empreendedor,muitas vezes inventores, que fizeram de suas idéias a base para o nascimento de grandes conglomerados industriais, que se espalharam pelo mundo na primeira fase do século XX.
II e V
Não importa o que está armazenado como estoque, ou onde ficará posicionado na operação – o estoque sempre existirá porque sempre vai existir uma diferença de ritmo ou de taxa entre fornecimento e demanda.
II e IV
As decisões de volume de ressuprimento – quanto pedir – pode ser bem explicada com as situações que vivemos em nossas casas, com nossos estoques de comida e provisões. No gerenciamento desse estoque doméstico, automaticamente tomamos decisões de quantidade a pedir, ou seja, quanto comprar em cada momento.
Custo de colocação de pedido, de desconto de preços, de falta de estoque, de capital de giro e de armazenagem
A forma mais comum para decidir quanto de um particular item pedir, quando o estoque precisa ser reabastecido, é chamada de abordagem do lote econômico, que é que busca encontrar o melhor equilíbrio entre as vantagens e desvantagens de manter estoque. Analisando a figura abaixo, podemos visualizar algumas alternativas de decisão:
A vantagem de seguir o plano B é que o estoque médio é menor que o do plano A
Determinada empresa tem uma demanda D = 10.000 unidades por ano, apresentando um custo de manutenção por item de R$ 10,00 por ano, e um custo de pedido de R$ 100,00 por pedido.
Uma quantidade entre 400 e 500 unidades por pedido
A figura abaixo mostra a representação gráfica de uma curva de custo total. Ao adotar o modelo do lote econômico, deve-se tomar o cuidado de lembrar que são adotadas algumas pressuposições que não necessariamente ocorrem no mundo real, e são, portanto, sujeitas a críticas que devem ser consideradas. Entre essas premissas, temos:
II e III
Considerando a situação real de mercado, como demanda e “lead time” não são constantes, há a necessidade de se colocar os pedidos um pouco antes do que seria a situação teórica. Com isso, na chegada dos novos pedidos, as organizações devem ter sempre ainda alguma coisa em estoque. Esse estoque recebe o nome de:
Estoque de segurança
Em qualquer estoque que contenha mais de um item, alguns serão mais importantes que outros para a organização. Taxa de uso alta, valores muito altos unitários, entre outros fatores podem ajudar a identificar quais são os itens realmente importantes. Uma forma comum de separar os itens de estoque é fazer uma lista dos mesmos, de acordo com sua movimentação de valor (sua taxa de uso multiplicado por seu valor unitário).
Gráfico de Pareto
Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos da América passaram por um longo período de crescimento, uma vez que tomaram a responsabilidade pela reconstrução de muitos países no pós guerra, assumindo uma inegável posição de liderança mundial.
I e III
A partir do processamento do MRP, Planejamento das Necessidades de Materiais, são geradas as ordens de compra para itens que estão faltando / irão faltar no estoque, os planos de materiais e as ordens de trabalho (ordens de produção).
Quanto fazer, quando entregar, qual a composição por item, qual o tempo de entrega
Deve-se entender que um produto final é feito de uma série de componentes, que por sua vez nascem de outros componentes ou matérias-prima, e assim por diante.
10.000 tampas traseiras para caneta
Desde a revolução industrial japonesa, “capitaneada” entre outros por Deming, ficou claro que a manutenção de estoques deve ser feita de maneira absolutamente estratégica, de forma a direcionar os recursos financeiros para outras áreas de investimento, como pesquisa e desenvolvimento, por exemplo.
Programação “puxada”
MRP deve informar a quem esta gerenciando o processo, quais são as necessidades que a organização deve prover a fim de atender a
...