TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Contabilidade

Casos: Resumo De Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  5.667 Palavras (23 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 23

DISCIPLINA – TEORIA DA CONTABILIDADE

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

GUARULHOS

2014

RESUMO - LIVRO INTRODUÇÃO Á CONTABILIDADE COM ÊNFASE EM TEORIA

Trabalho do curso de Bacharel em Administração, submetido à matéria de Teoria da Contabilidade sob Avaliação do Professor Marcelo Andrade.

GUARULHOS

2014

Capitulo 4

Temas: Os Princípios Fundamentais de Contabilidade ; Os Princípios de Contabilidade Segundo o CFC e o CPC

Capitulo 4

Generalidade

Os Princípios Fundamentais de Contabilidade são os conceitos básicos que constituem o núcleo essencial que deve guiar a profissão na consecução dos objetivos da contabilidade , que, como vimos, consistem em apresentar informações estruturada para usuários.

Princípios versus Objetivo

Princípios Fundamentais de Contabilidade com os objetos ou com objetos da Contabilidade.

Um objeto é informa os usuários .

O objeto é o patrimônio das entidades .

Os princípios são a forma, o meio e a estrutura de que a disciplina se utiliza para chegar aos objetivos ou, ás vezes, para melhor entender o que vem sendo praticado há muito tempo .

Placas de Direção

O objetivo é o lugar ou cidade onde pretendemos chegar. Eventualmente, mas com muito maior possibilidade de erro, poderíamos chegar quase que sem sinalização e as ões e demonstrações relativas ás entidades, de qualquer natureza e fim, que tenham exercido atividades econômica.

É nas entidades, pelos agentes econômicos, que operações e eventos ocorrem, inclusive levando-se em conta os relacionamentos entre entidades.

Entidade contábil

É da natureza dos negócios e das operações que os sócios, proprietários ou quotistas de determinada entidade sejam também entidades distintas. Entretanto, é preciso considerar que, para a contabilidade, o patrimônio de uma pessoa física, que porventura participe do capital de outra entidade(esta como pessoa jurídica), também pode ser considerado uma entidade contábil.

O exemplo de Anthony

O famoso autor Robert Anthony apresenta um exemplo que sempre é bom reproduzir. Um casal mora num sobrado, na parte alta do mesmo. No nível da rua exerce pequena atividade comercial. As contas de água, Luz, telefone etc. O principio da entidade manda que se faça um esforço para verificar, se necessário por critérios de rateio, qual parte das despesas que vieram numa conta só, indiscriminada deve ser apropriada á entidade que exerce a atividade comercial e qual á entidade familiar. Não deixa de ser, para a Contabilidade, uma entidade, mesmo que juridicamente não seja ( não constitua uma pessoa jurídica distinta).

Ampliando o conceito de entidade

Se o conceito de entidade pode ser entendido num sentido macro, também pode ser detalhado num sentido micro. Tome-se o caso de uma grande empresa multidivisional.

Como um todo, essa empresa é considerada, principalmente para finalidades de contabilidade geral (voltada para usuários externos), uma entidade contábil.

Econômico versus Jurídico

É preciso entender, portanto, que, para melhor planejar a Contabilidade, cpnduzi-la de forma mais adequada, bem como para fornecer aos usuários relatórios e demonstrações mais úties, a entidade que estamos focalizando deve ser entendida em um sentido econômico, organizacional e até de controle, como recursos administráveis, e não só em um sentido jurídico mais restrito.

O princípio da continuidade

Este também é conhecido, em alguns estudos, como um postulado ambiental (como é considerado também a entidade contábil).

Continuidade versus Descontinuidade

O conceito é considerado ambiental, pois se refere ao ambiente no qual as entidades atuam e as formas usuais de praticar comércio. Assim, continuidade, para a Contabilidade, é a premissa de que uma entidade, ao que tudo indica, irá operar por um período de tempo relativamente longo e esta premissa somente é abandonada quando um histórico de prejuízos persistentes. A perda de substância econômica, de competividade de mercado e mesmo o fim jurídico da sociedade justificam o fato de a Contabilidade, os contadores e auditores, sinalizar que a entidade está prestes a uma descontinuidade.

Novamente entidade

Houve uma grande evolução na forma de atuação dos empreendimentos econômicos, inicialmente, coincidindo com o desenvolvimento da contabilidade na era moderna, muitas vezes o empreendimento econômico constituía mais uma “aventura” .

Apuração de resultados periódicos

O efeito do próprio sucesso de seus produtos ou serviços no mercado, faz com que se torne inapropriado para a contabilidade apurar os resultados somente no fim das operações da entidade.

Surge assim, a necessidade de se apurarem resultados de tempos em tempos. O ano apareceu como uma subdivisão do tempo ao final do qual, pelo menos, não poderia a contabilidade deixar de “tomar o pulso do empreendimento”.

Going-concern

Entretanto, o sentido da continuidade é considerar o empreendimento (contido dentro da entidade objeto de contabilização ) como em andamento (going-concern) até forte evidência em contrário.

A continuidade tem algumas consequências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com