Resumo De Contabilidade
Exames: Resumo De Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Leonardo2013 • 18/9/2013 • 588 Palavras (3 Páginas) • 512 Visualizações
O Principio da Competência
O reconhecimento das receitas e gastos é um dos aspectos básicos da contabilidade que devem ser conhecidos para poder avaliar detalhadamente as informações financeiras, sendo assim, tem por finalidade reconhecer, na contabilidade, as receitas, custos e despesas no período a que competem, independente da sua realização em moeda.
As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente, quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento. Determina quando as alterações, no ativo ou no passivo, resultam em aumento ou diminuição no patrimônio líquido, estabelecendo, ainda, diretrizes para classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância do princípio da oportunidade. O reconhecimento simultâneo das receitas e despesas, quando correlatas, é consequência natural do respeito ao período em que ocorrer sua geração. Por sua vez, regime de caixa representa o reconhecimento das receitas, custos e despesas, pela entrada e saída efetiva da moeda. É o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, independentemente do momento em que são realizadas. A despesa só é considerada quando for paga, independente do momento que esta foi realizada. O que considera aqui é o momento que foi paga. A receita só é considerada quando for recebida, independente do momento que esta foi realizada. O que considera aqui é o momento que foi recebida. Portanto, proporcionam o tipo de informações sobre transações passadas e outros eventos, que são de grande relevância aos usuários na tomada de decisões econômicas.
Sobra de dinheiro em caixa não é sinônimo da obtenção de lucro!
a baixo três exemplos:
• Venda a vista de itens comprados a prazo
• Venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores
• Entrada de dinheiro originada em outras fontes que não seja a venda (venda de um bem imobilizado, empréstimos, etc)
...