Resumo Do Filme Desmundo
Pesquisas Acadêmicas: Resumo Do Filme Desmundo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulo_robisson • 15/4/2014 • 427 Palavras (2 Páginas) • 7.251 Visualizações
Desmundo retrata a realidade do Brasil na época da sua colonização e desbravamento no ano de 1570, nesse momento histórico, não haviam regras nem leis, os Senhores que possuíam as terras e vilas eram os detentores do poder, negros e índios serviam de mão de obra escrava, e eram utilizados para realizar trabalhos mais pesados e perigosos, viviam de forma sub-humana pois sem direito comida e moradia digna eram tratados como animais, já as mulheres eram também submetidas a um tratamento quase que escravo, pois deveriam por obrigação serem submissas e servirem a seus maridos.
A igreja católica na época preocupada com o relacionamento dos desbravadores brasileiros tanto com índias e negras quanto com outros homens o que era considerado pecado, mandar trazer órfãs de Portugal para se casarem com os bandeirantes, garantindo assim que seus filhos fossem de pele branca. Essas meninas eram obrigadas a casar e não tinham o direito de escolherem nem os maridos, a igreja além das esposas também oferecia aos senhores dotes (bens ou dinheiro).
O filme conta exatamente a historia de Oribela, menina tirada do convento e entregue para casamento primeiramente a D. Afonso de Aragão, que á rejeitou depois de receber uma cuspida na cara, como forma de castigo acabou se casando com Francisco Albuquerque, homem rude e mesquinho dono de uma das vilas e exemplo da sociedade portuguesa que estava instalada no Brasil.
Após seu casamento Oribela da início a uma longa jornada de sofrimento, pois foi morar em uma vila afastada que era de posse do seu marido juntamente com sua sogra e uma criança com síndrome de down, inconformada com a situação de submissão e abusos sexuais, resolve fugir na esperança de retornar á Portugal, mais é capturada por Francisco que a prende em uma espesse de deposito, depois de algum tempo tenta fugir novamente, desta vez veste as roupas do marido e vai a procura de Ximeno um comerciante por quem ela nutria uma admiração e até mesmo já havia apanhado do marido por ter supostamente se oferecido.
Ximeno e Oribela planejam fugirem juntos e embarcar rumo a Portugal, plano que não se concretisa, pois enquanto estão a caminho de onde pagariam o navio são surpreendidos por Francisco que mata Ximeno e retorna a sua Vila com a fugitiva em seu poder.
Oribela dá a luz a uma criança, e depois de tantos sofrimentos, abusos, agressões e tentativas de fuga, aparece andando dentro de uma rede carregada por dois escravos com o filho nos braços, naquele momento ela parece infeliz porem conformada com o destino a que lhe foi imposta.
...