Resumo Do Livro De Etica
Monografias: Resumo Do Livro De Etica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rebelde2006 • 14/5/2013 • 311 Palavras (2 Páginas) • 620 Visualizações
• Lei da atitude agressiva ou “estou trabalhando, não se aproxime!”
Trabalhar com outras pessoas não é fácil, implica passar muitas horas a conviver com colegas com quem não se tem forçosamente afinidade ou até de quem não se gosta. Este é o problema central em todas as organizações, grupos coesos, em que as pessoas estão satisfeitas, produzem mais. A agressividade, visível ou latente, tem custos, não só laborais como pessoais, pois as pessoas tendem a descarregarem também em casa, no marido, na esposa e nos filhos e, no limite, acabam com problemas familiares, que se vão repercutir também na empresa.
Nem sempre é fácil definir a agressividade no local de trabalho. Há comportamentos óbvios, como a violência física e verbal (materializada em ofensas como ‘parva’, ‘burro’ e outros gêneros), mas também formas mais sub-reptícias de hostilidade. É o caso de comportamentos sistematicamente ofensivos, humilhantes ou cruéis, feitos numa tentativa de sabotar o seu trabalho (por exemplo, um colega esquecer-se, de forma recorrente e propositada, de lhe passar informação vital, ficar com os créditos do seu trabalho ou roubar-lhe clientes ou créditos).
São episódios que, isolados, teriam pouca importância, mas que, repetidos de forma continuada, podem transformar-se em assédio moral, que permite já agir judicialmente. Os trabalhadores mais novos e as mulheres estão particularmente sujeitos a este tipo de atitudes por parte de superiores ou colegas.
No limite, pode chegar ao terror psicológico, quando a vitima é sujeita a uma estigmatizarão e isolamento permanentes (‘colocada na prateleira’ e esvaziado de funções), numa atitude que viola os seus direitos. É uma tática usada quando as empresas querem despedir alguém e não têm razões legais para fazê-lo.
Como exemplos têm:
1- Resiste passivamente à realização de tarefas sociais e ocupacionais rotineiras;
2- Queixa-se de ser incompreendido e desconsiderado pelos outros;
3- É mal-humorado e propenso a discussões;
4- Critica irracionalmente e desdenha a autoridade;
5- Expressa inveja e ressentimento para com aqueles;
6- Verbaliza queixas exageradas e persistentes de infortúnio pessoal.
...