Resumo Do Livro Plt
Artigo: Resumo Do Livro Plt. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GRazi123 • 22/3/2015 • 403 Palavras (2 Páginas) • 531 Visualizações
Resumo do livro Capítulo 1:
A Contabilidade Financeira até a Revolução Industrial era suficientemente estruturada para as empresas que viviam na era mercantilista.
Mas com o advento das Indústrias, tornou-se mais complexo a avaliação dos estoques e com o mesmo raciocínio da primeira com adaptações que foram precisas surgiu a Contabilidade de Custos.
Com o decorrer da história houve uma maior necessidade de informações para gestão e a Contabilidade de Custos passou a ser utilizado para a missão gerencial como funções de planejamento, controle e decisão. E essa por sua vez mesmo criada técnicas e métodos específicos não consegue ainda explorar todo seu potencial.
Custo: Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.
Gasto: Sacrifício financeiro para obtenção de um produto ou serviço qualquer.
Investimento: Gasto em função da sua vida útil ou de benefícios futuros no ativo da empresa.
Despesa: Bem ou serviços consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.
Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.
Perda: Bem ou serviço consumidos de forma normal e involuntária.
Imposto é uma espécie do gênero tributo, isto é, o conceito de tributo é mais amplo do que o conceito de imposto. Em outras palavras, o tributo abrange várias espécies, dentre elas o imposto. O Código Tributário Nacional (Lei nº 5.172/66) descreve com precisão os dois conceitos, a saber:
Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
Tributo é gênero e comporta cinco espécies[1]: Impostos, taxas, contribuição de melhoria, empréstimo compulsório e contribuições.
Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.[3]
Tributo é uma obrigação que, preferencialmente, deve ser paga em moeda corrente. Se o ocorrer à hipótese prevista em lei, o contribuinte fica obrigado a pagar o tributo, independente de sua vontade.
1 - Impostos: O imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte (CTN, art. 16).
todo tributo é imposto, pois eles são obrigatórios (impositivos) e o imposto, que é espécie, é um tipo de tributo, que é gênero.
http://www.impostometro.com.br/posts/tributo-e-imposto-ou-imposto-e-tributo
http://faturista.blogspot.com.br/2012/05/o-que-e-tributo-quais-suas-especies.html
...