Resumo Empreendedorismo
Trabalho Escolar: Resumo Empreendedorismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tamires28 • 18/5/2014 • 405 Palavras (2 Páginas) • 2.889 Visualizações
O capitulo 1 nos mostra que grande parte do conceito de Empreendedor e Empreendedorismo surgiu para suprir algumas necessidades de ex-funcionários que precisavam de alguma renda, aí eles utilizavam suas economias pessoais e fundo de garantias para criar seu próprio negocio .
Como Programa Brasil empreendedor, grande parte desses indivíduos conseguiram se estabilizar. Com esse projeto grande parte dos micros e pequenas empresas sobreviveram e mantiveram seus negócios funcionando. Em porcentagem, passou de 50,6% em 2002, para 78% em 2005.
Com esse grande crescimento, ainda sim, devemos manter os cuidados com a empresa, pois sempre haverá concorrentes, com isso, precisamos obter mais novas ideias, ser criativo e dinâmico e sempre confiante.
Cap. 2
O mundo vem passando por varias transformações, e atrás dessas transformações existem pessoas e equipes com características especial que se arriscam, são visionarias , querem a mudança , são pessoas que empreendem.
Os empreendedores são pessoas diferentes, que são visionarias. Pessoas preparadas para lidar com os problemas caso eles venham, pessoas confiantes, motivadoras e líder.
São indivíduos que fazem a diferença, transforma algo difícil em definição, uma ideia em algo concreto.
Assumem e calculam os riscos, o verdadeiro empreendedor é esse que sabe gerenciar o risco, avaliando as reais ideias do sucesso. Dentre outros milhares de qualificações.
O Empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma em 1990, quando surgiram as entidades como o SEBRAE e Softex, ates disso quase não se falava de Empreendedorismo e em criação de pequenas empresas.
A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e assume algo novo , estimasse que o primeiro exemplo de definição de empreendedorismo pode ser creditado a Marco Polo, que tentou estabelecer uma rota comercial .
Na idade media o termo foi utilizado para definir aquele que gerenciava projetos, porém não assumia riscos, apenas gerenciava. Os primeiros indícios de assumir riscos e empreendedorismo surgiu no século XVII onde alguém teve que fazer um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos.
No século XVIII o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados.
Século XIX XX foi e ainda é a época em que os empreendedores são confundidos com os administradores. Mas existe uma grande diferença, pois os administradores concentram-se no ato de planejar, organizar dirigir e controlar segundo Henry Fayol. Os empreendedores também necessitam dessas qualificações, porem de outras mais importantes e diferentes.
“TODO EMPREENDEDOR DEVE SER NECESSARIAMENTE UM BOM ADMINISTRADOR PARA OBTER SUCESSO, NO ENTEANTO, NEM TODO BOM ADMINISTRADOR É UM EMPREENDEDOR”.
...