Resumo Pai Rico, Pai Pobre
Casos: Resumo Pai Rico, Pai Pobre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinegobbe • 7/3/2014 • 905 Palavras (4 Páginas) • 891 Visualizações
A obra é uma referência de como lidar com as dificuldades financeiras a fim de alcançar-se a riqueza, passando ensinamentos sobre princípios como a aquisição de dinheiro, o conceito de economizar e como fazer com que a renda produza lucros.
A história principal é de Arkad, o homem mais rico da Babilônia. Arkad era pobre quando jovem, trabalhava como escriba e o que ganhava mal dava para se pagar, nada conseguia guardar. Não tinha perspectiva de ver sua sorte mudar. Até que, um dia, conheceu Algamish, o “emprestador de dinheiro” da cidade e lhe perguntou o que poderia fazer para ser rico como ele. Algamish respondeu simplesmente que ele deveria separa 1/10 do que ganhasse para si mesmo e este simples gesto poderia mudar sua sorte.
Repleto de parábolas, o livro nos ensina como lidar com a riqueza, direta e indiretamente. Ensina a guardar sempre um décimo do que se ganha, a fazer o seu dinheiro trabalhar para você e assim multiplicar-se, sendo aplicado em investimentos lucrativos. Sobre tais investimentos, nos relata que sempre se deve confiar na experiência daquele que trabalha com aquilo que será investido. No exemplo do livro, Arkad aceita a ideia de um oleiro para comprar joias em outra cidade para revendê-las na Babilônia, obtendo, assim, grandes ganhos, porém o oleiro é enganado pelos vendedores, pois não conhecia o que estava disposto a comprar e, com isso, trouxe da cidade somente vidros e, ao invés de lucros, ouve um prejuízo total do que havia investido.
A Babilônia passava por um problema, a falta de emprego e queda do comércio local, portanto, Arkad foi chamado pelo rei Sargon, que o sugeriu que ensinasse às pessoas o método de que ele próprio utilizará para alcançar suas posses, fazendo com que os demais pudessem alcançar o mesmo feito. Para tanto ele se utilizou de sete soluções, sendo elas:
• Comece a fazer seu dinheiro crescer – não gastar mais do que se ganha, no máximo 90%, fazendo, assim, o dinheiro render;
• Controle de seus gastos – não confundir despesas necessárias com desejos;
• Multiplique seus rendimentos – fazer o dinheiro trabalhar para você, através de aplicações, empréstimos...;
• Proteja seu tesouro contra perda – obter conhecimento na área em que for fazer o conhecimento, aplicando-o com segurança;
• Façam do lar um investimento lucrativo – tenha o seu próprio lar, para que não tenha que pagar aluguel;
• Assegurem uma renda para o futuro – se prover da renda futura para sua velhice;
• Aumente sua capacidade para ganhar – busque constante conhecimento e seja o melhor no que faz.
O autor também nos relata sobre a sorte de um homem. O assunto é discutido em um dos chamados templos do saber. Arkad e os homens presentes questionam-se, sobre como Ashtar (a deusa da boa sorte), ajuda aos homens; se ela está presente em apostas ou se recompensa aqueles que forem honestos. É contada uma história que ilustra como a boa sorte pode chegar a um homem e que, cegamente, o mesmo pode ele permitir que ela escape. O texto ainda afirma que se deve fechar um negócio, assim que se estiver convencido que vale apena e que a boa sorte costuma procurar o homem que acredita e atenta-se nas oportunidades.
As cinco leis
...