Resumo do filme a Vida de Inseto
Por: Luiza Oliveira • 19/6/2017 • Resenha • 341 Palavras (2 Páginas) • 2.515 Visualizações
O filme Vida de Inseto apresenta, por meio da animação, um painel com a arquitetura de um formigueiro, mostrando os insetos em seu hábitat, onde realizam suas tarefas. Esse é o cenário para uma crítica ao trabalho mecânico e opressivo, ao mesmo tempo que nos mostra como a organização e o trabalho em equipe são fundamentais para a sobrevivência em grupo.
O personagem Flik representa a necessidade de mudanças que sempre acompanha a convivência em sociedade. Com sua capacidade de criar e inovar, foi despendido por todos sem ter uma chance de mostrar seu potencial para a criação de objetos que conseqüentemente daria para todos um aperfeiçoamento do sistema de trabalho.
Mais Flik não desistiu dos seus objetivos, ele arriscou, buscou conhecimento e meios para resolver o problema daquele grupo de formigas. Com muita coragem, criatividade e determinação, Flik se envolve em uma corrida contra o tempo para salvar o formigueiro do grupo de Hopper, um gafanhoto malandro que escraviza todas as formigas por meio da violência, para obter alimento fácil. Flick conhece seus mais novos amigos, “personagens de circo”, e logo após volta para o seu grupo de origem e mostra para todos que é possível arriscar e ganhar com seu próprio risco.
No início, aquela comunidade de formigas vivia dentro de um padrão totalmente mecânica, não tinha sucesso com seus alimentos, pois tudo o que tinham eram dados para os garfalhotos, porém isso mudou quando Flik e seus mais novos companheiros deram uma lição de união e espírito de equipe, mostrando como o trabalho em grupo poderia destruir seus inimigos, apartir daí surgiu um novo formigueiro, com um "novo" grupo de formigas trabalhando em prol de um mesmo objetivo, de uma mesma visão.
O formigueiro alcançou o seu objetivo, venceram os garfalhotos e simplesmente todos puderam viver em paz. Passaram por um estágio de transformação muito grande, passando do mecanicismo para o organismo, massificaram o trabalho em equipe e mesmo assumindo um risco grande, conseguiram obter sucesso, fazendo assim uma organização descentralizada, com poucos controles burocráticos, mais eficazes e eficientes.
...