Reuso Da Água
Monografias: Reuso Da Água. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lelyreal • 19/9/2014 • 499 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
Introdução
A água, um dos recursos naturais cuja escassez vem sendo debatida em nível mundial,pois a necessidade de economizar água esta cada vez mais evidente no mundo,por isso escolheu-se esse tema, pois o reaproveitamento da água da chuva na construção civil é um fator de grande colaboração e importância para economia da água e ,consequentemente, para o meio ambiente.
O crescimento das atividades econômicas e a manutenção das condições de qualidade de vida da população dependem da conscientização da importância desse insumo estratégico e respectivamente de seu uso de forma racional no setor de construção civil, como por exemplo a reutilização da água da chuva como também a diminuição do desperdício e perdas, existem tecnologias e componentes econômicos acessíveis em âmbito nacional e de fácil instalação, cujo objetivo é a redução eficaz no consumo de água potável. O reuso da água é tecnicamente viável, mas pode gerar problemas com a contaminação, por isso cuidados devem ser tomados para o seu emprego e na forma de armazenamento através de canos específicos colocados de forma paralelo por ser imprópria para o uso do ser humano.
Sumário
2.1. APROVEITAMENTO DA CHUVA
A água pode ser coletada pelas calhas no telhado do prédio ou da casa e
armazenada em uma cisterna no térreo ou subsolo. Instala-se: um equipamento para
filtrar a água (se for necessário) e um sistema de recalque (bomba d'água +
encanamento), para enviar a água para torneiras do térreo e subsolo. Um modelo
mais simples para casas populares pode suprir quase 100% da água de um lar
2.2. PORQUE REUTILIZAR?
O reuso relaciona-se com a proteção à saúde pública e meio ambiente, Saneamento ambiental e gerenciamento de recursos hídricos. Para a prática do reuso é necessário conhecer as bases legais e assim definir a forma correta do mesmo. Sendo assim, o reuso pode ser um instrumento para liberação dos recursos hídricos de melhor qualidade para fins mais nobres, utilizando-se efluentes e protegendo a saúde pública e o meio ambiente.
A proteção à saúde pública e ao meio ambiente são a base dos critérios estabelecidos para a prática do reuso.
2.3 Os benefícios econômicos:
• Conformidade ambiental em relação a padrões e normas ambientais estabelecidos, possibilitando melhor inserção dos produtos brasileiros nos mercados internacionais;
• Mudanças nos padrões de produção e consumo;
• Redução dos custos de produção;
• Aumento da competitividade do setor;
• Habilitação para receber incentivos e coeficientes redutores dos fatores da cobrança pelo uso da água.
E por último os benefícios sociais:
• Ampliação da oportunidade de negócios para as empresas fornecedoras de
serviços
...