Reuso De água Industrial
Artigo: Reuso De água Industrial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariofonseca • 31/1/2014 • 1.262 Palavras (6 Páginas) • 579 Visualizações
INTRODUÇÃO
A agua é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos, que mantem em equilíbrio os ecossistemas. Estima-se que das aguas existentes no nosso planeta, 99% não são disponíveis para o uso pois 97% são salgadas e estão nos oceanos e 2% nas geleiras, a agua doce representa apenas 1% dos recursos hídricos. No Brasil encontramos cerca de 8% de toda a agua da superfície da Terra, estando 80% deste volume na região amazônica, o que mostra a importância do nosso país na questão hídrica ainda mais se lembrarmos de que a escassez de agua atinge 40% da população mundial.
Cálculos recentes consideram que a mudança climática será responsável por cerca de 20% da diminuição da disponibilidade de agua. Outro fator que contribui para a redução dos recursos de agua doce é a poluição. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) dois milhões de toneladas de resíduos são despejados diariamente no meio do ambiente, incluindo componentes industriais, químicos, dejetos humanos e resíduos agrícolas (fertilizantes e herbicidas).
Neste contexto o reuso de agua apresenta-se como uma promissora solução, sugerindo a utilização de aguas de qualidade inferior para usos que as tolerem. O reaproveitamento ou reuso da agua é o processo pelo qual a agua, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outro fim. A agua de reuso é impropria para o consumo, mas podem ser utilizada com diversos propósitos, como, por exemplo, geração de energia, refrigeração de equipamentos, lavagem de veículos etc.
Apesar do investimento para fazer as adequações necessária, a empresa que utiliza o reuso economiza no consumo de agua e no pagamento da taxa de esgoto, tornando-se assim mais competitiva no mercado. A pratica do reuso permite que um volume maior de agua permaneça disponível para outras finalidades, garantindo seu uso racional e reduzindo a demanda de agua sobre os mananciais, uma vez que há substituição do uso de agua potável por uma de qualidade inferior.
1. REUSO INDUSTRIAL
O emprego da técnica de reuso de agua nas industrias vem sendo largamente difundido em todo o mundo, principalmente em regiões onde há escassez de recursos hídricos ou onde o uso das aguas naturais deve obedecer as regulamentações da legislação local, dando prioridade aos usos amis nobre como o abastecimento humano e a dessedentação de animais.
Segundo USEPA (1992) e HESPANHOL (1997) as principais aplicações industriais de efluentes domésticos tratados podem ser classificados como: reuso para sistemas de agua de resfriamento, reuso para sistemas de produção de agua quente ou vapor- caldeiras, reuso em processos industriais, entre outros usos como rega de jardin, lavagem de tanques e pátios etc.
HESPANHOL (1997) complementa que outros usos industriais em potencial para agua de reuso podem ser identificados na construção civil (preparação e cura de concreto e compactação do solo), nas industrias mecânicas (lavagem de peças) e ainda para lavagem de gases de chaminés.
2. UTILIZAÇÃO DE EFLUENTES COMO ÁGUA DE REUSO
Para aplicação da pratica do reuso de agua em industrias, existem duas alternativas a serem consideradas. Uma delas é o reuso macro externo, definido como o uso de efluentes tratados provenientes das estações administradas por concessionarias ou outras industrias. A segunda é o reuso macro interno, definido como o uso interno de efluentes tratados ou não, provenientes de atividades realizadas na própria indústria. A adoção do reuso macro interno pode ser de duas maneiras distintas: reuso em cascata e de efluentes tratados.
2.1. REUSO EM CASCATA
Neste processo, o efluente gerado em um determinado processo industrial é diretamente utilizado, sem tratamento, em um outro subsequente, pois o efluente gerado atende aos requisitos de qualidade da agua exigidos pelo processo subsequente. Na maioria dos casos, os efluentes gerados nos processos industriais são coletados em tubulações ou sistemas centralizados de drenagem, dificultando a implantação da prática de reuso em cascata. Por esta razão para possibilitar o reuso, devem ser feitas as alterações para que o efluente não seja misturado com os demais.
Uma variação de reuso em cascata é o reuso parcial de efluentes, que consiste na utilização de uma parcela do efluente gerado. Esta situação é comum em operações de lavagem com alimentação de agua e descarte do efluente de forma continua.
A mistura do efluente com água de qualquer outro sistema de coleta convencional pode ser considerada como uma outra forma do reúso em cascata. Este caso ocorre quando o efluente gerado apresenta características de qualidade próximas das necessárias para uma determinada aplicação, não sendo, entretanto, suficiente para possibilitar o reúso, ou quando a vazão desse efluente não atende à demanda total. A qualidade da água de reúso é um fator preocupante para quaisquer tipos de reúso
...