Revolução Industrial
Seminário: Revolução Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: framwilhelm • 29/9/2013 • Seminário • 559 Palavras (3 Páginas) • 303 Visualizações
Uma sociedade não vive sem o trabalho, Engels afirma que o trabalho criou o homem e o homem criou o trabalho, no filme o diretor mostra os efeitos que o desenvolvimento capitalista e seu processo de industrialização trouxeram à classe trabalhadora, é uma história sobre a indústria, Carlitos, é um operário. É ao auge do predomínio do padrão de acumulação taylorista-fordista, em que os trabalhadores tem suas habilidades substituídas por um trabalho rotineiro e alienado. É o predomínio da esteira rolante de Ford, do cronômetro de Taylor, do operário-massa.
Como operário da fábrica, Carlitos se depara com a esteira de produção fordista que aumenta o ritmo de produção a todo instante, tornando a relação homem-máquina extremamente conflituosa, saindo de lá em uma condição de insanidade, momento em que ele abandona a condição de quase um autômato (repetindo um gesto mecânico mesmo quando não está trabalhando, fruto da alienação do trabalho)
Ao Refletirmos em equipe a respeito do filme Tempos Modernos podemos comparar o estresse do personagem da época no caso Carlitos com o estresse que nós vivemos hoje nas empresas apontando algumas diferenças e semelhanças, hoje em dia podemos perceber por grandes partes das organizações a preocupação em mudar seus conceitos numa sociedade cada vez mais exigente, as empresas estão inseridas num ambiente caracterizado por fortes turbulências e constantes mudanças, surgindo daí a necessidade de se buscar soluções para aumentar sua eficácia, garantindo a sua sobrevivência e sucesso num mercado cada vez mais globalizado e competitivo.
Hoje em dia cada vez mais se ouve falar em liderança O administrador precisa conhecer a motivação de cada funcionário e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar.
Até a década de 60, para o chefe bastava sentar na cadeira e exercer
controles mecânicos, saber planejar, organizar, controlar e corrigir. O bom chefe era
aquele que tinha o pessoal na palma da mão, ou seja, o total controle dos seus
funcionários dentro da empresa.
A partir da década de 70, passaram a necessitar mais de contribuições intelectuais de seus funcionários.
Principalmente no fim dos anos 80, com a evolução da concorrência, criou-se a
necessidade de ter nas empresas funcionários mais dedicados. O novo bom chefe,
agora chamado de líder, é aquele que consegue estimular os funcionários, “vender” os objetivos à equipe, e favorecer um bom clima no ambiente de trabalho.
Liderar é importante influenciar pessoas a agir a criar habilidades a liderança eficaz consiste em fornecer aos colaboradores oque eles ainda não conseguiram suprir por si próprio o líder dever servir de exemplo.
Cada um é um ser humano único, sistêmico com características, personalidades habilidades atitudes e conhecimento diferente um dos outros.
As empresas hoje em dia estão em busca de pessoas que tenham talento, líder nas tomadas de decisões o líder deve ser grande observador do comportamento pessoal e profissional
...