Revolução Industrial
Trabalho Universitário: Revolução Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JoiceAlexandre • 29/11/2013 • 456 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Iniciou-se no século XVIII (1776) com a invenção da máquina a vapor por James Watt. Momento revolucionário de passagem da energia humana e animal para motriz, é o ponto culminantes de uma evolução tecnológica, social e econômica.
PIONEIRISMO
De acordo com teoria de Karl Marx, a Revolução Industrial tem inicio na Inglaterra, integra o conjunto das chamadas “Revoluções burguesas” do século XVIII, responsável pelo Antigo, Regime, Capitalismo Comercial para o Industrial.
Possuía grandes reservas de carvão mineral. (essências às máquinas).
Mão-de- obra abundante. (A lei dos Cercamentos de terras favoreceu)
Possuía também grandes reservas de minério de ferro. (matéria-prima muito utilizada).
PROCESSO DE PRODUÇÃO
Duas etapas ocorrem dentro do desenvolvimento do capitalismo:
O artesanato – produção de caráter familiar, na qual o artesão possuía os meios de produção e trabalhava com a família em sua própria casa.
A manufatura – resultado da ampliação do mercado consumidor com o desenvolvimento do comercio monetário. Há a divisão sócia da produção, onde cada trabalhador realizava uma etapa na confecção de um único produto. Outra característica desse período foi a interferência do capitalista no processo produtivo, passando a comprar a matéria-prima e a determinar o ritmo da produção.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PODE SER DIVIDIDA EM 2 FASES:
1ª Fase (1780-1860)
Mecanização da Indústria e da Agricultura, em fins do século XVIII.
A aplicação da força motriz a indústria.
O desenvolvimento do sistema fabril.
Um espetacular aceleramento dos transportes e das comunicações.
Impactos na sociedade:
Transformação nas condições de vida nos países industriais em relação aos outros países da época.
Alterou as condições de vida do trabalhador braçal, provocando um intenso deslocamento da população rural para as cidades.
Gerando enormes concentrações urbanas.
Os operários viviam em condições horríveis – moravam em cortiços, e tinha jornadas enormes de trabalho (80 horas por semana).
Salários medíocres.
Mulheres e crianças trabalhavam.
Com o avanço da produção: dividida em etapas, propiciava mais lucros para os proprietários aumentou-se então os salários, e diminuindo as horas trabalhadas (50 horas semanais – 1860).
2ª Fase (1860-1914)
Características:
Substituição do ferro pelo aço como material industrial básico.
Substituição
...