Revolução Industrial
Projeto de pesquisa: Revolução Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lorical • 6/10/2014 • Projeto de pesquisa • 292 Palavras (2 Páginas) • 214 Visualizações
Uma Nova Era
A Revolução Industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceu na Europa nos séculos XVIII E XIX. Que ocorreu a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado com o uso das maquinas. Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
Após a Revolução Industrial, ouve um crescimento acelerado e desorganizado das organizações que impactou em contratações sem qualificação, desperdício e diminuição dos lucros, daí a necessidade de uma abordagem cientifica capaz de substituir o empirismo e a improvisação, pela observação, mensuração e análise dos dados dentro das Empresas, principais métodos científicos aplicados à Administração.
De acordo com Chiavenato (2011), essa Era ficou conhecida como Organização Racional do Trabalho, que iria substituir métodos de trabalhos empíricos por métodos científicos e improvisação pelo planejamento, ou seja, através da observação e da mensuração, o trabalho seria planejado e testado, conseqüentemente seus movimentos decompostos, reduzindo e racionalizando sua execução. Com a substituição dos métodos ocorreu uma padronização dos movimentos dos operários para elevar sua produtividade, cada operário passou a ser especializado na execução de uma única tarefa para ajustar-se aos padrões descritos e às normas de desempenho definidas pelas organizações. O objetivo era obter o máximo de rendimento e eficiência com o mínimo de tempo e esforço.
As vantagens deste método incluem a eliminação de movimentos inúteis, uma melhor seleção dos operários, aumento da eficiência e rendimento na produção. O trabalho fica distribuído de maneira uniforme estabelecendo normas para a sua execução além de uma base uniforme de salários e prêmios de produção.
2 REFERÊNCIAS
1. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000. Disponível em: <http://www.facefaculdade.com.br/arquivos/revistas/A_Administrao_Cientifica_e_sua_colaborao_para_as_Organizaes_do_Sculo_XXI.pdf >. Acesso em 26 set. 2014.
...