Rosenil Magalhaes
Trabalho Universitário: Rosenil Magalhaes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rose17072007 • 19/11/2014 • 305 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
Com certeza de várias formas. O Brasil é um país multi social que precisa de várias demandas e as maneiras de lutar por esses direitos e benefícios são bem diversificadas. No entanto, todas elas, muitas vezes, se encontram nesse processo de “revolução” ou manifestação, criando assim uma única identidade, como foi o caso das Manifestações que aconteceram em junho de 2013, inicialmente foram os R$ 0,20 no aumento dos transportes coletivos e logo mais um Gigante havia acordado no país inteiro á favor dos Direitos Humanos que estavam engasgados nas gargantas de cada cidadão.
Antes de explicar um pouco sobre alguns movimentos e seus objetivos, é justo definir o que são movimentos sociais: “Em linhas gerais, o conceito de movimento social refere-se à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate politico, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto especificam permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este ultimo constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses”(uma definição do site Brasil Escola).
Cada manifestação tem um proposito. Cada manifestação terá um resultado. Ou seja, cada manifestação é particular. Porém as manifestações que ocorrem na mesma época das Copas das Confederações, trouxeram impressas nelas uma “salada de frutas” de questões sociais que quase todos brasileiros mostraram que estavam de acordo para a luta. Educação, Saúde, segurança, bons transportes com preços acessíveis, direitos de pequenos grupos, dentre outros, foram pedidos nos cartazes do movimento que se iniciou nas redes sociais da internet e gritou suas solicitações nas avenidas: #VEMPRARUA!
...