Síntese do Teste Pfister
Por: nd.felipe • 25/4/2016 • Trabalho acadêmico • 492 Palavras (2 Páginas) • 7.977 Visualizações
Examinador: T.F.S.C
Teste de Pfister
Data:
No teste de Pfister a forma com que se constroem as pirâmides, segundo Rorscharch (1974), indica as possibilidades de controle racional que um indivíduo tem sobre os efeitos e as emoções, constituindo um bom indicador do grau de modulação de descargas e trocas emocionais.
Em relação ao aspecto formal das pirâmides, T. elaborou nas duas primeiras, formação em camadas, o que indica um nível insatisfatório de amadurecimento, relacionado às emoções e manejos defensivos que direcionam ao nível grave de inibição e retraimento. Na ultima pirâmide, T. elaborou em forma de tapetes com início de ordem indicando busca de equilíbrio emocional que não foi suficientemente desenvolvido. Apesar da elaboração na forma das pirâmides, as cores utilizadas, representam tensões e conflitos resultantes da dificuldade de integração de aspectos da personalidade.
As colocações das etiquetas se deram de forma ascendente direta e ascendente alternada, demonstrando certos comportamentos adversos do habitual, podendo comprometer a capacidade de orientação.
T. através das cores quentes demonstra provável extroversão e capacidade de reação aos estímulos, revelando sensibilidade emocional ampla e impulsividade, podendo levar a impulsos explosivos e agressivos. Outras cores, também podem relacionar a quebra do controle e sobrecarga de estímulos emocionais internos e externos, podendo acarretar em explosão diante de qualquer estímulo.
Ainda no que se refere ao uso das cores e matrizes, T. indica infra-regulação do afeto e controle inadequado dos impulsos internos, assim como baixo nível de energia e reduzida capacidade de resistência, passividade. A ausência de algumas cores pode indicar maturidade emocional imperfeita, esteriotipia, sentimentos depressivos enfraquecidos, podendo relevar o predomínio da emocionalidade onde a capacidade inibitória é fraca ou inexistente.
No agrupamento de cores em relação às síndromes cromáticas, T. apresentou a síndrome normal com elevação, demonstrando esforço para garantir o equilíbrio e aparentar uma normalidade, muitas vezes relacionadas à custa de mecanismos construtivo-inibitórios.
Na síndrome de estímulo pode se observar tendência ao egocentrismo e à desadaptação devido seu resultado aumentado.
A síndrome fria elevada sugere dificuldade no controle sobre emoções e sentimentos.
A síndrome incolor rebaixada indica falta de elementos estabilizadores sobre impulsos, emoções e principalmente sobre a ansiedade.
A síndrome de dinamismo representa a trilogia ação – realização – produtividade, e seu resultado aumentado pode se referir à busca de realização.
Em função destes resultados, levanta-se a hipótese de Transtorno relacionado à personalidade, resultados esses que devem ser aprimorados e associados a outros resultados de instrumentos psicológicos.
...