SA 8000: conceitos básicos e implementação
Seminário: SA 8000: conceitos básicos e implementação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fofo789 • 15/10/2014 • Seminário • 1.226 Palavras (5 Páginas) • 512 Visualizações
SA 8000 : Conceitos Básicos e Implementação
Ricamar Maia, MSc.
Conceitos Básicos
A SA 8000, criada em 1997, é um sistema de certificação de âmbito mundial para monitorar Responsabilidade Social Corporativa. Apresenta-se como um sistema de auditoria similar às ISO, mas com elementos normativos oriundos de instrumentos internacionais, tais como: Convenções da Organização Internacional do Trabalho, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Convenção das Nações Unidas para Eliminar Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres.
A SA 8000 é a primeira certificação internacional da Responsabilidade Social e objetiva garantir os direitos dos trabalhadores de forma que os stakeholders se beneficiem, promovendo a padronização de requisitos em todos os setores, localização, geográfica e tamanho da empresa. Contém critérios de desempenho que contemplam objetivos voltados para a manutenção e verificação de condições dignas de trabalho.
Abrangência da SA 8000
1. Trabalho Infantil
A empresa não poderá empregar crianças com 15 anos ou menos. Caso seja prejudicada com a obtenção da SA8000 a empresa certificada deverá prover a educação dessas crianças.
2. Trabalho Forçado
A empresa não poderá utilizar o trabalho forçado, nem poderá obrigar o trabalhador a pagar, através de depósitos, pelo emprego conseguido, assim como reter documentos de identidade. Usar mão-de-obra escrava é proibido.
3. Saúde e Segurança
A empresa deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável, prevenindo acidentes e danos à saúde, incluindo-se água potável, banheiros limpos, equipamentos de segurança e, se for o caso – instalações de dormitórios adequadas – atendendo às necessidades básicas dos funcionários.
A norma exige que seja nomeado um representante da alta administração, responsável pela saúde e segurança de todos os empregados.
4. Liberdade de Associação e Direito à Negociação Coletiva
A empresa deve respeitar o direito de todos os funcionários de se organizarem, através de associações ou sindicatos. Onde esta prática for considerada ilegal, a empresa deverá facilitar meios paralelos de associação livre e negociação para todos os funcionários.
5. Discriminação
A empresa deve banir a discriminação na contratação, remuneração, acesso a treinamento, promoção, encerramento de contrato, aposentadoria, com base em raça, classe social, nacionalidade, deficiência, idade, sexo, orientação sexual, associação a sindicato ou afiliação partidária. O assédio sexual não será permitido.
6. Práticas Disciplinares
A empresa não deve se envolver com ou apoiar a utilização de punição corporal, mental ou coerção física e abuso verbal. Inclui-se aqui a questão do assédio moral , veladamente presente em inúmeras empresas e ainda pouco discutido.
7. Horário de Trabalho
A empresa deverá utilizar-se de, no máximo, 48 horas semanais de trabalho, com um período de folga, de 7 em 7 dias. O trabalho extra deverá ser remunerado, não podendo exceder 12 horas semanais por empregado.
8. Remuneração
A empresa deverá assegurar que os salários pagos devem ser suficientes às necessidades básicas dos funcionários, atendendo à legislação específica. É proibido, pela SA8000, fazer descontos na remuneração, por motivos disciplinares.
9. Sistemas de Gestão
A empresa deverá respeitar a legislação do país, definindo sua política de Responsabilidade Social em relatórios sociais, acessíveis a todos os funcionários e extensiva a seus fornecedores e parceiros.
O que se espera é que a SA8000 crie processos que façam funcionar a conduta ética, com mais eficiência. Acredita-se que a certificação obtida seja facilitadora do compromisso expresso que as empresas têm em relação à Ética e Responsabilidade Social.
Atualmente, o Brasil é um dos países com o maior número de empresas certificadas coma SA 8000.
Empresas Certificadas com a SA 8000 (até maio/2005)
Fonte: www.bvqi.it/AttiConvegni/pres.ravagli29_10.pdf - jun/2005
Dentre as empresas brasileiras já certificadas pode-se citar:
ORGANIZAÇÃO SETOR LOCAL
1 De Nadai Alimentação S.A. Alimento SP
2 7º Ofício de Registro Governo RJ
3 SESI- Serviço Social da Indústria Governo PR
4 ALBRAS Alumínio Brasileiro Metal PA
5 Ab Plast Manufaturados Plásticos Ltda Embalagem SC
6 ALCOA Alumínio SA Metal SP
7 AVON Cosméticos Ltda Cosméticos SP
8 AFL do Brasil Ltda Eletrônica MG
9 Petrobras – Refinaria - REDUC Energia RJ
10 GKN do Brasil Ltda Equipamento Industrial RS
A SA8000 abrange pequenas, médias, grandes empresas e empresas do governo e, é fonte também de críticas.
Para alguns a SA8000 não irá garantir que, tanto a conduta ética corporativa e a responsabilidade social se façam presentes. Seria mais uma certificação.
Para outros, a SA8000 utilizada como ferramenta de gestão resguardando condições dignas de trabalho, proporcionaria às organizações uma reflexão constante
...