SECRETO DE NÚMEROS
Seminário: SECRETO DE NÚMEROS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roberioosantos • 6/8/2014 • Seminário • 1.613 Palavras (7 Páginas) • 244 Visualizações
Na grande maioria das salas de aula o método de ensino utilizado pelos professores é a forma “tradicional”, na qual o professor se coloca na posição de transmissor de conhecimento ignorando a voz do aluno.
Esta metodologia, todavia, não permite que o aluno tenha a compreensão dos conceitos matemáticos e suas aplicações no cotidiano. Uma possibilidade que permite a construção do conhecimento matemático é o uso das atividades lúdicas no espaço escolar, visto que despertam o interesse dos alunos para a disciplina bem como os incentiva a pensar, analisar e fazer deduções.
Entretanto, a utilização de materiais manipulativos, se esses ficarem restritos apenas à manipulação dos alunos de forma lúdica e sem função educativa, não é o suficiente para que exista o aprendizado discente. É preciso que seu uso esteja relacionado a fundamentos pedagógicos para que possa promover a aprendizagem da matemática.
Pretende-se com esta oficina apresentar jogos e materiais manipulativos destinados a alunos do Ensino Fundamental bem como apresentar a importância do uso destes recursos no ensino da matemática.
Através da oficina descreverei dinâmicas que ajudam a estruturar o pensamento dos alunos em torno do conteúdo necessário para o embasamento do aprendizado da Matemática. As dinâmicas possibilitam vivências que geram aprendizado pessoal e grupal, tornando assim a linguagem cotidiana e a linguagem Matemática uma ponte de diálogo entre alunos e o professor.
1. “SEGREDO DOS NÚMEROS”.
Cada símbolo representa um número primo. Por exemplo, se em nosso baralho a carta de número 2 tem um furo como símbolo e a de número 3 possui um círculo azul, porque a carta de número 6 possui um furo e um círculo azul? Espera-se que os alunos consigam concluir que como 6 = 2 x 3, a carta possui a simbologia destes números primos (2 e 3).
OBJETIVO: Introduzir o conceito de números primos, múltiplos, divisores, fatoração em números primos e apresentar o Teorema Fundamental da Aritmética.
MATERIAL: Cartolina, Tesoura, Lápis de cor, canetinha e papel contact.
METODOLOGIA: Apresentaremos o baralho para cada trio e instruiremos o grupo para descobrir qual é o segredo das cartas. Espera-se que os alunos observem os símbolos das cartas e possam refletir qual a relação destes com os números. Após, discutir com o grande grupo os conteúdos que a atividade permite explorar dentro da sala de aula. Levantar questões como: i) Apenas com o jogo é possível que um grupo de alunos de uma 5ª série aprenda os conteúdos? ii) Alunos de ensino fundamental já devem ter contato com teoremas, como o Teorema Fundamental da Aritmética? (Seja a>1 um inteiro positivo. Então, existem primos positivos p_1≤p_2≤⋯≤p_t tais que a=p_1 p_2… p_t , e essa decomposição é única.). iii) Após o segredo desvendado propor a construção de um baralho com uma simbologia própria da turma, auxilia no aprendizado do conteúdo?
2. DANÔMIO .
Atividade lúdica na qual o grupo interage de forma competitiva, desenvolvendo a multiplicação de monômios.
OBJETIVO: Aprimorar o conhecimento da multiplicação de monômios.
MATERIAL: Dado feito de papel com um monômio em cada face, 6 tabelas que apresentam todas combinações de produtos dos monômios de cada dado e lápis de cor.
METODOLOGIA: Distribuir o material para cada grupo. Cada dado deve ser pintado de uma cor diferente. Decide-se quem inicia a disputa. O aluno deve jogar os dois dados e verificar qual o produto correspondente às duas faces superiores, procurando o valor do produto na tabela (modelo abaixo). Caso encontre, e esteja correto, deverá pintar o quadradinho referente. O próximo jogador irá jogar os dois dados e também pintar, com seu lápis, um quadradinho que tenha o produto correspondente às duas faces. Assim sucessivamente até que alguém feche uma trinca com sua cor (na horizontal, vertical ou diagonal). Quando o aluno fechar uma trinca em uma das tabelas ele a conquistou. Vencerá o jogo quem ganhar mais tabelas. Se ao jogar o dado o produto que aparecer já estiver pintado o jogador perde sua vez.
3. AVANÇANDO COM O RESTO .
OBJETIVO: Chegar em primeiro lugar ao espaço com a palavra FIM.
MATERIAL: Tabuleiro abaixo e 1 dado de 6 faces.
REGRAS:
1. Duas equipes jogam alternadamente. Cada equipe movimenta a sua ficha colocada, inicialmente, na casa de número 39.
2. Cada equipe, na sua vez, joga o dado e faz uma divisão onde:
- o dividendo é o número da casa onde sua ficha está;
- o divisor é o número de pontos obtidos no dado.
3. Em seguida, calcula o resultado da divisão e movimenta sua ficha o número de casas igual ao resto da divisão.
4. A equipe que, na sua vez, efetuar um cálculo errado perde sua vez de jogar.
5. Cada equipe deverá obter um resto que faça chegar exatamente à casa marcada FIM sem ultrapassá-la, mas se isso não for possível, ela perde a vez de jogar e fica no mesmo lugar.
6. Vence a equipe que chegar primeiro ao espaço com a palavra FIM.
METODOLOGIA: peça aos alunos que registrem os cálculos efetuados. Após o jogo, pode-se introduzir as questões abaixo.
1. Qual o maior número de casas que um jogador pode andar?
2. Por que na casa “0” está escrita a palavra “Tchau”?
3. Estando em uma casa qualquer, quais os resultados no dado que não permitem ao jogador avançar?
4. TORRE DE HANÓI.
HISTÓRIA: Torre de Hanói é um jogo da antiguidade que vinha com a seguinte lenda: "Diz-se que Deus quando criou o mundo, fez três torres de diamantes e colocou em uma 64 discos de ouro, de tamanho decrescente da base para o topo. Chamou três dos seus melhores sacerdotes e lhes deu a missão de transportarem os discos da torre mais à esquerda para a torre mais à direita segundo as regras: deve ser transportado um disco por vez; nunca deve ser colocado um disco maior sobre um menor. Quando os sacerdotes conseguirem transportar todos os discos, o mundo acabará."
...