SEGURANÇA DO TRABALHO
Ensaios: SEGURANÇA DO TRABALHO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MiguelViana • 30/11/2013 • 2.626 Palavras (11 Páginas) • 281 Visualizações
SEGURANÇA DO TRABALHO
É a ciência que atua na prevenção dos acidentes de trabalho decorrentes dos fatores de riscos ocupacionais.
OBJETIVOS:
- Evidenciar os principais riscos existentes no ambiente organizacional relacionando-os às Normas regulamentadoras:
- NR 10 – Segurança em serviços de eletricidade
- NR 11 – Transporte, armazenagem e movimentação de materiais
- NR 12 – Máquinas e equipamentos
- NR 23 - Proteção e combate a incêndio
- NR 26 – Sinalização
O meio ambiente do trabalho sempre oferece riscos ao elemento humano e portanto, é feito uma análise destes riscos de modo a identificar os perigos inerentes a área de trabalho,a cada atividade a ser exercida por cada colaborador.
A norma considera como riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos, além de riscos ergonômicos e riscos de acidentes, existentes nos locais de trabalho e que venham a causar danos à saúde dos trabalhadores.
TIPOS DE RISCOS
Físicos : Ruído, Vibrações, radiação ionizante (raio-x, alfa , gama) radiação não-ionizante (radiação do sol, radiação de solda), temperaturas extremas (frio / calor), pressões anormais e umidade.
Químicos : riscos químicos são: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores , etc.
Biológicos: microorganismos indesejáveis: bactérias (antraz), fungos (parasitas), protozoários, bacilos (bacilo de Koch)
Riscos físicos
RUÍDO - O ruído é definido como um som indesejável, produto das atividades diárias da comunidade. O som representa as vibrações mecânicas da matéria através do qual ocorre o fluxo de energia na forma de ondas sonoras.
VIBRAÇÃO - É qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo. Esse movimento pode ser regular, do tipo senoidal ou irregular, quando não segue um padrão determinado.
RADIAÇÃO IONIZANTE - São emissões de energia em diversos níveis, desde a fixa do visível, passando pelo ultravioleta, raio-X, raio gama e partículas alfa e beta, capazes de contato com elétrons de um átomo, retirando-as, provocando a ionização dos mesmos. Radiação Ionizante: partícula ou onda eletromagnética que ao interagir com a matéria, ioniza direta ou indiretamente seus átomos ou moléculas. A ionização ocorre quando existe um desequilíbrio eletrônico dentro do átomo. Esse desequilíbrio é originado quando o n.º de prótons (+) se torna diferente do número de elétrons (-), transformando átomos em íons. (danos fisiológicos)
RADIAÇÃO NÃO-IONIZANTE - Ao contrário da anterior, não tem poder de ionização. Apenas podem ativar todo o conjunto de átomos que recebem esta carga de energia. São classificadas pelo comprimento de onda de nanômetros a quilômetros.• Conforme a sua frequência podem ser apenas refletidas, absorvidas sem consequências, a medida que aumentam fazem contrações cardíacas, debilitação do sistema nervoso central e como efeitos agudos causam catarata ou até mesmo a morte. Fator determinante é o tempo de exposição.
Temperaturas extremas FRIO CALOR
PRESSÕES ANORMAIS - HIPOBÁRICA: quando o homem está sujeito a pressões menores que a pressão atmosférica. Estas situações ocorrem a elevadas altitudes. (coceira na pele, dores musculares, vômitos, hemorragias pelo ouvido e ruptura do tímpano)• HIPERBÁRICA: quando o homem fica sujeito a pressões maiores que a atmosférica. (mergulho e uso de ar comprimido).
UMIDADE - Faixa de conforto a que corresponde à temperatura de 22 a 26 º C e umidade relativa do ar entre 45 e 50 %.
RISCOS QUÍMICOS são: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores , etc.Aerosóis:podem ser encontrados na forma de gases e vapores, ou na forma de partículas. As partículas quando dispersas na atmosfera possuem estabilidade de suspensão e dividem-se em: Poeiras, Fumos Névoas, Neblinas.
POEIRAS AEROSÓIS SÓLIDOS formados por desagregação mecânica de corpos sólidos. As partículas geradas tem em geral diâmetros maiores que um mícron(1) Poeiras minerais Poeiras de madeira Poeira em geral(1) Milionésima parte do metro - (µ).
FUMOS AEROSÓIS SÓLIDOS formados por condensação de vapores, geralmente metálicos. As partículas geradas tem em geral diâmetros maiores que um mícron Fumos de solda
NÉVOAS AEROSSÓIS constituídos por partículas líquidas, independente da natureza e do diâmetro das partículas, formadas por desagregação mecânica de corpos líquidos. Névoa de tinta.
NEBLINA AEROSÓIS líquidos, formados por condensação de vapores. Vapores São substâncias que se encontram no estado gasoso como resultado de algum tipo de alteração no seu estado normal e temperatura ambiente.
GASES não possuem formas e volumes próprios e tendem a se expandir indefinidamente. À temperatura ordinária, mesmo sujeitos à pressão fortes, não podem ser total ou parcialmente reduzidos ao estado líquido. GLP, oxigênio.
RISCOS BIOLÓGICOS - são decorrentes da exposição à agentes potencialmente patogênicos que podem causar infecções graves. Microorganismos indesejáveis: bactérias (antraz), fungos (parasitas), protozoários, bacilos (bacilo de Koch - é a bactéria que provoca a maioria dos casos de tuberculose(doença aerobica)), vírus, etc.
NORMA REGULAMENTADORA NR 10
Dispõe sobre as diretrizes básicas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, destinados a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade nas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas, e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades”.
I – Segurança em eletricidade
Os serviços que envolvem eletricidade podem provocar acidentes que, na maioria das vezes, são de natureza grave.
O principal risco que envolve eletricidade é o choque elétrico - ocorre quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano, e a diferença de potencial
...