SEQUÊNCIA METODOLÓGICA PARA APRENDIZAGEM DAS TÉCNICAS DE BRUÇOS E MARIPOSA
Artigos Científicos: SEQUÊNCIA METODOLÓGICA PARA APRENDIZAGEM DAS TÉCNICAS DE BRUÇOS E MARIPOSA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: safjadhfja • 22/5/2013 • 313 Palavras (2 Páginas) • 2.394 Visualizações
SEQUÊNCIA METODOLÓGICA PARA APRENDIZAGEM DAS TÉCNICAS DE BRUÇOS E MARIPOSA
1. Pernada de bruços
Realizar a pernada de bruços com apoio dos membros superiores numa placa, colocando os pés, no final da recuperação, dorsalmente flectidos e numa posição de maior afastamento que a dos joelhos.
— Iniciar o ensino da pernada de bruços com exercícios simples como, por exemplo, realizar a pernada sentado no bordo, em posição vertial, em posição dorsal, ...
— Estar atento às assimetrias.
— Para corrigir pernadas de rã usar um elástico colocado entre os joelhos ou entre as coxas, consoante o nível de flexibilidade do aluno.
2. Pernada coordenada com a respiração
Realizar a pernada de bruços com apoio dos membros superiores numa placa, elevando a cabeça para inspirar quando os membros inferiores dobram para recuperar.
— Depois de os alunos dominarem o gesto, privilegiar, na exercitação, a colocação dos membros superiores ao longo do corpo ou unidos ao nível dos glúteos (com ou sem placa), o que obriga a bacia a afundar e facilita a elevação da cabeça.
3. Pernada coordenada com braçada unilateral e respiração.
Realizar a pernada de bruços coordenada com braçada unilateral e respiração, iniciando o afastamento do membro superior após a junção dos pés.
Nota: assim que o aluno tenha assimilado o movimento do membro superior, introduzir a braçada completa.
— Antes de iniciar a coordenação da braçada com a pernada e a respiração, ensinar o movimento da braçada e da braçada coordenada com a respiração com exercícios estáticos, em que o aluno está em posição vertical, observando o movimento que realiza sob a orientação do professor.
4. Técnica completa
Nadar bruços, coordenando as acções dos membros superiores, inferiores e respiração
— Nas fases iniciais do ensino da técnica de bruços, privilegiar o deslize, por forma a eviatr a sobreposição das acções propulsivas dos membros superiores e inferiores.
(...)
S. Soares; J. P. Vilas-Boas, O Mundo da Natação.
Revista Portuguesa de Divulgação da Natação, nº4
...