TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVICO SOCIAL

Dissertações: SERVICO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

1 – CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

Identificação da Instituição

Com a implantação do Sistema Único de Assistência Social - SUAS em nível nacional, antigas práticas de intervenção e de gestão da assistência social passaram a ser substituídas por ações que fortalecem os princípios de defesa dos direitos e superação da miséria e pobreza. A criação dos CRAS possibilitou a descentralização do atendimento integral às famílias e ampliou o acesso dos usuários aos serviços socioassistenciais. Os serviços prestados nos CRAS foram implantados com o Programa de Atenção Integral à Família - PAIF (2004), de âmbito nacional, com um conjunto de ações relativas à acolhida, informação e orientação, inserção em serviços da assistência social, encaminhamentos a outras políticas, promoção de acesso à renda e acompanhamento sociofamiliar. Os serviços prestados nos CRAS estão consolidados no Protocolo de Gestão, elaborado com a participação e colaboração integrada dos profissionais da FAS.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Cada município deve identificar o(s) território(s) de vulnerabilidade social e nele(s) implantar um CRAS, a fim de aproximar os serviços oferecidos aos usuários. O CRAS deve ser instalado próximo ao local de maior concentração de famílias em situação de vulnerabilidade, conforme indicadores definidos na NOBSUAS – Norma Operacional Básica/2005.

Dentre alguns dos elementos de vulnerabilidade, a NOBSUAS aponta questões relacionadas à precariedade de infraestrutura; presença de crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência em famílias com renda até meio salário mínimo, responsáveis analfabetos ou com baixa escolaridade e mulheres chefes de famílias sem cônjuge, famílias com responsáveis desempregados, família em situação de trabalho infantil ou com presença de crianças e adolescentes em idade escolar obrigatória fora da escola, dentre outros. Dessa forma, há uma série de indícios possíveis de serem obtidos a partir das estatísticas nacionais que, combinados, podem representar situações agravadas de vulnerabilidade social e de reprodução da pobreza entre gerações.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

Estrutura Organizacional

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

Coordenador do CRAS

Psicóloga (o)

Assistente Social

Pedagoga (o)

Auxiliar Administrativo

Auxiliar Administrativo

2 – OBJETIVO INSTITUCIONAL

Natureza dos Programas e Projetos

O CRAS, Centro de Referência de Assistência Social, trabalha buscando a igualdade entre as pessoas, e ajudando a quem necessita, orientando a população com relação a seus direitos, enfim, trabalha pelos direitos de toda a população, especialmente a população em situação de vulnerabilidade social. O maior objetivo do CRAS é inserir a população carente, ou necessitada dentro do contexto social, dando a esta população qualidade de vida e a oportunidade de viver bem sua cidadania.

Política Social

O atendimento do CRAS está aberto a toda população, e busca integrar dentro de um mesmo local, vários tipos de atendimentos com assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, atendimentos do Cadastro Único, oficinas de artesanato, profissionalização, entre outros. O CRAS atende a todos que estão em situação de vulnerabilidade social, tanto que sua sede deve ser onde existem mais casos deste tipo de vulnerabilidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com