SEgurança Do Trabalho
Pesquisas Acadêmicas: SEgurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NoahSola • 3/10/2013 • 9.106 Palavras (37 Páginas) • 312 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Há alguns anos já se percebe que nos dias de hoje esta completamente comprovada através de estudos que a exposição diária ao frio que muitos profissionais estão sujeitos em seus postos de trabalho é determinante para o surgimento de possíveis doenças ocupacionais, onde condições ergonômicas encontradas nesses postos de trabalhos dentro de ambientes frios contribuem para o adoecimento físico como os (distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho) DORTs.
O estudo a seguir tem a intenção de trazer informações atuais e detalhadas da exposição avaliada que muitos profissionais que atuam em ambientes com o risco físico frio estão sujeitos, enfatizando as conseqüências geradas com problemas ergonômicos para membros com mãos e punhos quando os profissionais de locais como frigoríficos ficam expostos por longos períodos em baixas temperaturas.
Com o crescimento econômico que o pais sofreu por volta desses últimos nove anos, de acordo com dados levantados pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE), a indústria alimentícia principalmente a de abate de carnes, essas empresas frigoríficas contribuíram e muito com crescimento industrial, conseqüentemente gerando um grande numero de novas contratações de profissionais, com um aumento considerável nos efetivos das empresas frigorificas.
Há algum tempo já se tem informações que muitas atividades laborais expõem os trabalhadores aos danos graves causados pelo frio, que principalmente atividades desempenhadas em câmaras frigoríficas, como exemplo, trabalhos de embalagem de carnes, ou outros alimentos em geral.
Os trabalhos realizados em ambientes com grande intensidade do frio se constitui num risco potencial e elevado à saúde de qualquer trabalhador, com uma grande probabilidade de causar desconforto físicos, doenças ocupacionais, acidentes de todas as formas e até mesmo em casos mais graves chegando a casos de óbito, como exemplo, acidentes onde o trabalhador fica preso em locais, enclausurado acidentalmente em ambientes muito frios ou imerso em água extremamente gelada. Questões básicas de segurança para trabalho realizado em ambientes frios trata-se de proteção adequada contra a exposição ao frio de modo que a temperatura central do corpo não diminua de forma alguma a 36°C. As lesões mais graves causadas pelo frio derivam da perda excessiva de calor do corpo e diminuição da temperatura do corpo, o é chamado de hipotermia.
Através de dados estudados nos últimos anos, órgãos como o INSS (instituto nacional de seguridade social), existem atualmente uma grande quantidade de profissionais com algum tipo de doença ocupacional devido à exposição a baixas temperaturas, principalmente problemas que afetam punhos, mãos e ombros, esse aspecto devido muito porque o trabalho realizado em baixas temperaturas, o frio reduz o aporte de sangue as extremidades do corpo podendo trazer desconforto, influenciar na destreza e ate provocar danos graves ao organismo.
Como evitar riscos ergonômicos em trabalhos realizados em ambientes frios?
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Identificar os riscos ergonômicos em trabalhos praticados em baixas temperaturas.
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Verificar os fatores que contribuem para o surgimento de doenças ocupacionais adquiridas em profissionais que atuam em ambientes frios.
Examinar os principais riscos ergonômicos.
Relatar as medidas de prevenção para reduzir os riscos ergonômicos em trabalhos em ambientes frios.
3 METODOLOGIA
Este trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica. Procurou-se explicar o problema ergonômico em que os trabalhadores principalmente de frigoríficos, estão sujeitos em suas rotinas diárias, rurais, a partir de referências teóricas publicadas em artigos e livros e por meio de busca eletrônica em bancos de dados, com material disponibilizado na Internet.
Os dados utilizados neste escrito são de fontes primárias como dados bibliográficos, estatísticos, informações e pesquisas, os dados secundários são a imprensa em geral e obras literárias. (LAKATOS; MARCONI, 2001).
FACHIN (2001) escreve que “Na pesquisa bibliográfica serão coletados dados em livros, revistas, jornais, redes eletrônicas.”
Segundo FACHIN (2001, p.125-126):
A pesquisa bibliográfica diz respeito ao conjunto de conhecimentos humanos reunidos nas obras. Na qual, o levantamento bibliográfico é composto por material com dados primários ou secundários que possam ser utilizados pelo pesquisado.
O estudo realizado classifica-se como de caráter descritivo e bibliográfico, Usufruindo de dados primários e secundários.
[...] o trabalho descritivo procura abranger aspectos gerais e amplos de um contexto social. É um tipo de estudo que permite ao pesquisador a obtenção de uma melhor compreensão do comportamento de diversos fatores e elementos que influenciam determinado fenômeno. (OLIVEIRA, 2001, p.114).
De acordo com LAKATOS e MARCONI (2001, p. 22) “descritiva delineia o que é”, abordando ainda quatro aspectos: “descrição, registro, analise e interpretação de fenômenos atuais, objetivando o seu funcionamento no presente.”
4 DESENVOLVIMENTO
4.1 Origem e Histórico da Ergonomia
Entende se a ergonomia como a adaptação do trabalho ao homem: é adequar o ambiente, mobiliário e instrumental de trabalho às necessidades do ser humano, no sentido de evitar danos à saúde e conseqüente queda na produtividade.
Os primeiros estudos sobre o homem em atividade profissional foram realizados por engenheiros, médicos do trabalho e pesquisadores, eram engenheiros que procuravam melhorar o desempenho do homem no trabalho. Médicos do trabalho que procuravam estabelecer uma proteção à saúde dos trabalhadores e pesquisadores que buscavam compreender o funcionamento do homem em atividade de trabalho.
O médico italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714) foi o primeiro a escrever sobre doenças e lesões relacionadas ao trabalho, em sua publicação de 1700, De Morbis Artificum (Doenças do Trabalho). Ramazzini
...