SIP E Banco De Dados
Trabalho Escolar: SIP E Banco De Dados. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kairi92 • 20/9/2014 • 253 Palavras (2 Páginas) • 296 Visualizações
1. SIP (SUBSISTEMA DE INFORMAÇÃO DE PESSOAL)
INTRODUÇÃO
O Subsistema de Informação de Pessoal (SIP) foi criado em 1993, funcionando no Ministério da Administração Estatal como parte integrante do Sistema Nacional de Gestão de Recursos Humanos no Aparelho do Estado e, mais tarde aprovado pelo Decreto 15/98, de 31 de Março.
O mesmo passou por várias fases ( muitas versões), que culmina com o atual SIP 2003. Os relatórios gerenciais e operacionais que o SIP produz, quando combinados, são mais de uma centena. Fazem parte do SIP todos funcionários que auferem salários através do Orçamento do Estado, incluindo Estrangeiros e por outros fundos.
O SIP abrange ainda os funcionários que se encontrem em situação de destacamento ou qualquer forma de ausência temporária.
OBJETIVOS
O SIP tem por objetivos a recolha, tratamento, divulgação de dados nominativos e estatísticos, indicadores de gestão sobre a função pública através de relatórios e consultas que atendam as diferentes necessidades dos níveis hierárquicos. E, ainda subsidia a área de Recursos Humanos no desenvolvimento de ações de Planejamento, Controlo da Administração de Pessoal, tais como: Elaboração de Quadros de Pessoal, Orçamentos, Planejamento de Concursos; Planejamento de Cursos de Formação etc.
IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA
A implantação do SIP tem como premissa básica a Organização e Atualização dos Processos Individuais (PI’s) cujos documentos deverão conter as informações necessárias à constituição do Banco de Dados do Sistema. Para alcançar tal objetivo, a organização dos PI’s obedece à ordenação constante do Despacho de Integração no Boletim da República, configurando-se 01/04/91, vigência do Decreto nº 41/90, como a data base para Implantação do SIP.
...