SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Por: renam001 • 2/6/2015 • Tese • 1.056 Palavras (5 Páginas) • 125 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Matemática
renam martins marcelino
inclusão da educação especial no brasil
[pic 4]
Umuarama
2015
renam martins marcelino
inclusão da educação especial no brasil
Trabalho apresentado ao Curso de matemática da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Sociedade Educação e cultura, Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais - Libras.
Prof: Wilson Snaches, Mariana de Oliveira, Regina Celia Adamuz, Rosely Cardoso Montagnini Vedoato, Mari Clair Moro Nascimento, Vilze Vidotte Costa.
Umuarama
2015
Introdução
A educação para pessoas portadoras de deficiências é de grande importância, não só no Brasil, como no mundo inteiro. Em diversas epócas, culturas e nações, as pessoas com deficiências eram rejeitadas, humilhadas e havia até quem as consideravam como criaturas possuídas por espíritos demoniacos ou nascida com deformidades para pagar os pecados de seus ancestrais.
Atualmente não costumamos a nos deparar com uma discriminação tão exagerada quanto antes, mas infelizmente isso ainda é uma realidade.
Muitos países tem investido cada vez mais na inclusão de portadores de deficiências não so no meio escolar, mas também no meio social.A inclusão evoluiu com o passar do tempo, mas será que evoluiu o suficiente para acabarmos com os preconceitos? Será que o metodo de educar alunos com necessidades somete em instituições especializadas trouxe um bom resultado? A inclusão trouxe benefícios? Essas são algumas questões das quais falaremos a seguir.
Desenvolvimento
A educação de alunos com deficiências e necessidades especiais em sido alvo de grande ênfase atualmente, a educaçao especial tem passado por várias etapas com o passar dos anos. Até um certo tempo atrás, os alunos com necessidades especiais so recebiam educação em instituições especializadas, já que segundo a crença de algumas pessoas, esse alunos não tinham a “capacidade de acompanhar o ensino básico oferecido, juntamente com os demais alunos sem deficiência alguma”.
Esse fato tem mudado, hoje trabalha-se muito com a inclusão e a inserção de alunos especiais no meio social e escolar.Essa mudança não somente foi agregada a alunos mas também a cidadões em geral.Para continuarmos com o assunto precisamos saber do que se trata a Educação Especial e a Inclusão.
A Educação Especial é uma organização criada para atender específicadamente e exclusivamente alunos com determinadas necesidades especias. Algumas escolas atendem somente a uma necessidade específica, já outras se decicam a várias defíciências. Esse ensino especializado sofreu críticas por não estimular o convívio entre as crianças especiais e as demais crianças. Mas, se olharmos por outro lado essas escolas oferecem melhores metodos e confortos , como por exemplo: o uso de materiais, equipamentos e professores especializados. Se o ensino regular comum particular ou público ingressar alunos com necessidades essas instituições precisam passar por adaptações para assim poder fazer a inclusão.
A Educação Inclusiva é um processo que insere todos estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Essa inclusão basicamente refere-se a uma renovação em todas as culturas, etnias, niveis sociais e econômicos. É incluir algo que a muito tempo tem sido ignorado pela população.
Um grande conhecimento que eu adquiri com essas pesquisas foi a declaração e de Salamanca, que foi uma Conferência Mundial realizada entre 7 e 10 de Junho de 1994, na cidade espanhola de Salamanca, com o objetivo de promover a inclusão de crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais dentro do sistema regular de ensino. A declaração abordou os direitos humanos e abriu uma discussão sobre a educação especial e seus princípios, abriu-se uma nova visão sobre a educação mundial. A declaração teve grande repercussão sendo inclusive incorporada nas políticas educacionais brasileiras.
...