SISTEMA DE UNIDADES MÉTRICAS
Por: MarceloCB • 24/9/2018 • Relatório de pesquisa • 916 Palavras (4 Páginas) • 278 Visualizações
UNIDADE INTEGRADA SESI SENAI SAMA[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
HABILITAÇÃO TÉCNICA EM ELETROTÉCNICA
SISTEMA DE UNIDADES MÉTRICAS
2018
SISTEMA DE UNIDADES MÉTRICAS
Trabalho apresentado ao Instrutor do módulo de Leitura e Interpretação de Desenho, como requisito parcial para obtenção de nota no módulo do curso de Habilitação Técnica em Eletrotécnica.
2018
SUMÁRIO[pic 7]
1. INTRODUÇÃO 04
2. DESENVOLVIMENTO 05
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 09
- INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da civilização há a necessidade de medir e comparar diferentes objetos, produtos ou mercadorias. Por diversos períodos de tempo, os diferentes povos tinham seus próprios sistemas de medidas, muitas vezes confusos e imprecisos. Umas das primeiras medidas adotadas baseavam no corpo humano, como exemplo; o palmo, pé, polegada e braça. A variedade de medidas adotadas naquela época causava grandes transtornos entre comerciantes e consumidores de diferentes regiões, pois cada região tinham suas próprias medidas e nem sempre tinham correspondência com a medição ou peso de determinadas mercadorias.
Conforme as civilizações se transformavam e se modernizavam, seja no âmbito social, político, tecnológico ou comercial, muitas mudanças foram acontecendo, dentre elas a necessidade de padronização dos pesos e medidas, assim facilitando as trocas comerciais e proporcionando o desenvolvimento do comércio como um todo. No ano de 1790, em pleno período da Revolução Francesa, foram feitas propostas para uma nova legislação metrológica, sendo aprovada e adotado o Sistema Métrico-Decimal. Este novo sistema de medidas foi adotado por diversos países, inclusive o Brasil, aderindo à Convenção do Metro, de 20 de maio de 1875.
O Sistema Métrico Decimal era composto basicamente por três unidades básicas de medida: o metro, o quilograma e o segundo. De acordo com o desenvolvimento científico e tecnológico, as unidades de medidas precisavam ser ampliadas e cada vez mais precisas, pois as necessidades de medir, pesar, comparar objetos ou produtos estava cada vez mais complexo e sofisticado. Pela necessidade da diversificação das medidas e com a finalidade de atender com maior eficiência não só a área comercial, mas também as áreas da economia, ciências e tecnologia, foi criado o Sistema de Unidades Internacional (SI), proposto em 1960 e consolidado pela 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas.
2. DESENVOLVIMENTO
Unidade de medida é uma quantidade específica de determinada grandeza física e que serve de padrão para eventuais comparações, e que serve de padrão para outras medidas. O Sistema de Unidades Internacional (SI) é o mais utilizado em todo mundo, mas existem outros sistemas, como o Sistema de Unidades Inglesas:
- Sistema de Unidade Internacional: Criado em 1960, esse sistema surgiu da necessidade de padronizar os diferentes sistemas de medidas existentes, e hoje é o sistema de medidas mais utilizado no mundo e em várias áreas da atividade humana, como a técnico-científica, a política, a econômica e a social. Inicialmente foram adotadas três unidades básicas: o metro, litro e quilograma. Com o desenvolvimento científico e tecnológico, outras unidades de medidas foram sendo adotadas e hoje o Sistema Internacional de Unidades tem sete unidades básicas. Cada uma delas é representada por uma unidade, com seu símbolo:
- Metro (m): unidade de comprimento;
- Quilograma (kg): unidade de massa;
- Segundo (s): unidade de tempo;
- Ampère (A): unidade da corrente elétrica;
- Kelvin (K): unidade de temperatura;
- Mol (mol): unidade de massa molecular;
- Candela (cd): unidade de intensidade luminosa.
- Sistema de Unidades Inglesas: Consiste, basicamente, em usar partes do corpo ou objetos como unidades de medição. Teve início na Roma Antiga, quando as pessoas passaram a usar seus próprios pés para medir distâncias curtas e passos para medir. Esse sistema causava algumas divergências, pois os objetos e partes do corpo de pessoas diferentes tinham medidas diferentes, gerando muitas variações. Com o passar do tempo, essas medidas chegaram à Inglaterra, que, aos poucos, foi padronizando as medidas e pesos e criando seu próprio sistema de medidas. O sistema, inicialmente desenvolvido para facilitar o comércio, espalhou-se para as colônias americanas, mas as diferenças culturais e comerciais entre a América e a Europa levaram à uniformização dos pesos e medidas pelo Congresso norte-americano em 1790, fazendo com que abandonassem o peculiar sistema que, ainda hoje, é adotado pelos ingleses.
Portanto, o Sistema de Unidades Internacionais não é uma unanimidade em todo mundo. Fazendo um paralelo entre esses dois sistemas de unidades (Internacional e Inglês), podemos notar claramente a diferença das unidades de medidas e nomenclaturas utilizadas. Para demonstrar as equivalências dessas medidas, também será apresentado o fator de conversão, como segue os quadros abaixo.
...