SOCIEDADE E CIDADANIA - UNIFACS
Monografias: SOCIEDADE E CIDADANIA - UNIFACS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hosananjl • 11/4/2014 • 3.664 Palavras (15 Páginas) • 376 Visualizações
UNIVERSIDADE SALVADOR- UNIFACS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CIÊNCIAS CONTABÉIS
HOSANA SAMPAIO SILVA
DISCIPLINA: SOCIEDADE, DIREITO E CIDADANIA
PROFESSORA: LEILA LEANDRA CESAR
Salvador
2014
ATIVIDADE VIRTUAL
1ª QUESTÃO
Faça uma análise comparativa entre a cultura de massa, cultura popular e indústria cultural.
Resposta
Cultura popular é uma manifestação espontânea mais simples, com fortes características regionais.
A cultura popular está justamente em se aproximar do modo de vida de um povo, como é o caso do samba.
A cultura de massa surgia com a sociedade industrial que faz uso sem critérios de elementos da cultura popular e da erudita, descaracterizando-os.
Esta foi criada para atingir sua maioria dentro de uma população visando lucro do conjunto de instituições responsáveis pelo desenvolvimento de conteúdo artístico-cultural.
A produção indústria cultural é direcionada para o retorno de lucros, tendo como base padrões de imagens culturais pré-estabelecidas e capazes de conquistar o interesse das massas sem trabalhar o caráter crítico do expectador.
2 ª QUESTÃO
Com base na aula 01- Indivíduo e Sociedade compare os tipos de sanções que permeiam a nossa Constituição Federal. Fundamente sua resposta
Resposta:
Sanções Legais e Sanções Espontâneas.
Legais são as constituídas pela sociedade que, caso sejam infringidas, implicam com penalidades legais.
Espontânea são as formas de conduta aceitas pela sociedade e pelo grupo de que fazem parte.
A Constituição Brasileira é um exemplo disso e abrange todos os direitos e deveres dos brasileiros e as sanções com as suas respectivas penalidades.
A sociedade com seus valores, normas, regras e instituições forma a identidade do individuo e define as relações sociais e as formas de convivência, visando o equlíbrio, a ordem, a integração e sua própria sobrevivência.
3 ª QUESTÃO
Jorge Daher (2008) afirma em seu artigo ser um equívoco considerar as políticas públicas para a juventude, ações direcionadas somente a um segmento da sociedade ou grupo de interesse, a exemplo das cotas aos negros ou afrodescendentes. Diante do exposto, produza um texto dissertativo apresentando os seus argumentos sobre as principais políticas afirmativas implantadas no País.
Resposta:
No contexto de que a sociedade tem buscado inserir os negros na sociedade através de programas de ordem públicas com o sistema de cotas nas universidades, vagas de emprego, várias questões surgem a respeito da constitucionalidade e da aplicabilidade dessas ações afirmativas.
A implantação das ações afirmativas buscam eliminar as desigualdades históricas acumuladas, bem como compensar as perdas pela discriminação e marginalização por motivos raciais e étnicos.
A crescente necessidade de implementação de medidas afirmativas no Brasil, e as negativas contra sua adoção por ferir o principio da isonomia onde todos devem ser tratados igualmente.
No que tange a pobreza, a questão é o fator econômico e não racial, devendo levar em consideração a história do país onde o processo de miscigenação existe.
Analisando por outro ângulo, a discriminação existe conforme indicadores econômicos e sociais.
As ações afirmativas são, portanto uma maneira de garantir oportunidades de acesso dos grupos discriminados, ampliando sua participação nos setores da vida econômica, política, cultural e social.
4ª QUESTÃO
“Um dia após ser alvo de racismo na cidade de Huancayo, Peru, a 376 km da capital Lima, o volante Tinga desembarcou no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, com semblante fechado.
Na derrota do Cruzeiro por 2 a 1 para o Real Garcilaso, na estréia do campeão brasileiro pelo Grupo D da Libertadores, a torcida local imitou sons de macacos a cada toque do jogador na bola.
Mesmo chateado, o jogador posou para fotos com fãs e deu autógrafos para quatro torcedores do Cruzeiro que estavam no local.
A maior tristeza de Tinga, porém, é pela família.
“No futebol, você acaba se acostumando com esse tipo de coisa. Mas minha família não está preparada”, disse. “Liguei em casa de manhã e soube que meu filho estava chorando e assistindo pela TV, nem mesmo quis ir à escola”, contou.
Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/2014/02/1412038-tinga-sofre-com-choro-do-filho-mas-perdoa-torcedores-racistas.shtml
A igualdade de todos começa a ser definida juntamente com as democracias modernas, e implantada nas diversas constituições, inclusive a do Brasil, explicitada em diversos artigos constitucionais. Embora a lei por si só não represente a igualdade de fato.
Tratando-se das garantias estabelecidas pela Constituição e com base no texto podemos afirmar que estamos próximos de conquistar uma sociedade igualitária? Fundamente sua resposta.
Resposta:
Não. A sociedade onde todos são iguais perante a lei, infelizmente é uma utopia.
A natureza humana é má, queremos ser melhores que os outros e isso contribui para a criação de um mundo desigual e cada vez mais cruel.
Somente uma sociedade de informação e educação igualitária pode reforçar a competitividade e o emprego, podemos erradicar a desigualdade social.
Boa Sorte!
Profa.
...