SOCIOLOGIA Emil Durkheym
Tese: SOCIOLOGIA Emil Durkheym. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: annydri • 16/11/2013 • Tese • 1.085 Palavras (5 Páginas) • 376 Visualizações
1 – Para Émile Durkheim, muitos dos problemas que imaginamos pertencer aos campos da Biologia e da Psicologia pertencem à Sociologia. Relacione a teoria de Durkheim com a notícia veiculada pelo jornal “Correio Brasiliense”. Para responder esta questão, analise o texto “ Rússia identifica segunda mulher-bomba do metrô de moscou” da pagina 196 do caderno de atividades, disponível, on-line, no jornal O Correio Braziliense, publicado em 06/04/2010.
Para Durkheim, a maioria dos suicídios é motivada por causas sociais e não por distúrbios psíquicos. Depois de um estudo, o sociólogo classificou o atentado à própria vida em quatro categorias, todas relacionadas com problemas sociais.Tentando mostrar suas causas,descreveu três tipos de suicídio: o egoísta, em que o indivíduo se afasta dos seres humanos; o anômico, originário, por parte do suicida, da crença de que todo um mundo social, com seus valores, normas e regras, desmorona-se em torno de si; e o altruísta, por lealdade a uma causa.Sendo assim essa notícia relacionada com a teoria de Durkheim.
2 – A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revolução Industrial e a nova classe social: o proletariado urbano. Compare os abalos sociais provocados pela industrialização e as mudanças decorrentes da alta tecnologia e da globalização.
A Revolução Industrial reestruturou a sociedade, tornando-a mais complexa. Muitos empresários começaram a empregar mulheres e crianças em suas fábricas para pagar menores salários. O papel da mulher na sociedade cresceu e o desemprego masculino aumentou, gerando uma massa de excluídos sociais. A alta tecnologia trouxe benefícios, mas, por outro lado, aumentou o abismo entre os grupos sociais que já eram marcados por desigualdades, como diferentes acessos à educação, moradia, alimentação e saúde. Grande parcela da população mundial não tem acesso à Internet,gerando uma número maior de excluídos sociais, como a gerada pela Revolução Industrial.
3 – Analise os versos da música “É”, de Gonzaguinha:
...
É!
A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação...
...
Relacione o verso da música “A gente quer viver uma nação. A gente quer é ser um cidadão” com os canais institucionalizados que permitem aos indivíduos exercerem a cidadania e interferirem no planejamento governamental.
Sem trabalho, sem renda, sem exercer a cidadania, sem boas condições de moradia, saúde e alimentação ninguém é feliz. Para que todos possam usufruir de condições mínimas de moradia, saúde e alimentação e receber pelo seu trabalho o suficiente para suprir todas as necessidades básicas é preciso que o Estado realize o planejamento governamental que deve levar em conta o desenvolvimento econômico e a preservação do meio ambiente. Cada indivíduo não pode interferir diretamente em tal planejamento, mas pode expressar sua opinião por meio de canais institucionalizados, como o voto por exemplo.
4 –Por que o PIB NÃO é um indicativo de desenvolvimento econômico?
Por que é uma estatística, não sendo às vezes confiável.
5 – Observe o fragmento da música “Ideologia”, de Cazuza e Frejat:
...
Que aquele garoto
Que ia mudar o mundo
Mudar o mundo
Frequenta agora
As festas do “Grand Monde”...
...
No verso “aquele garoto que ia mudar o mundo, mudar o mundo, agora assiste a tudo em cima o
muro” analise o papel do pesquisador social no contexto da música.
O pesquisador precisa se posicionar criticamente em relação ao seu objeto e não ficar em cima do muro. O pesquisador social deve se comprometer com a sociedade a qual faz parte.
6 – Relacione os termos xenofobia, etnocentrismo e estereótipo.
...