Sociologia Emil Durkheym
Seminário: Sociologia Emil Durkheym. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucasnogueiras • 17/11/2013 • Seminário • 2.871 Palavras (12 Páginas) • 430 Visualizações
Sociologia
• A Sociologia é o estudo da vida social humana, dos grupos e das sociedades.
• Objeto de estudo: nosso próprio comportamento como seres sociais.
• A Sociologia estuda desde a análise de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos sociais globais.
• A sociologia mostra a necessidade de assumir uma visão mais ampla sobre por que somos, como somos e por que agimos como agimos.
• Procura compreender os modos sutis, porém complexos e profundos, pelos quais nossas vidas individuais refletem os contextos de nossa experiência social.
• Imaginação sociológica – tentativa de se libertar do imediatismo das circunstâncias pessoais e apresentar as coisas em um contexto mais amplo.
• Embora sejamos influenciados pelos contextos sociais em que nos encontramos, nenhum de nós está completamente determinado em nosso comportamento por tais contextos.
• Os seres humanos possuem e criam sua própria individualidade.
• É trabalho da Sociologia investigar as conexões entre o que a sociedade faz de nós e o que fazemos de nós mesmos.
• Importâncias do estudo da Sociologia:
A sociologia consegue ver o mundo social a partir de um ponto de vista que não o nosso.
Busca a conscientização das diferenças culturais.
Se compreendermos propriamente como os outros vivem, também adquirimos melhor entendimento de quais são seus problemas
A pesquisa sociológica fornece ajuda prática na avaliação dos resultados de iniciativas políticas.
Pode nos fornecer auto-esclarecimento, autocompreensão: quanto mais sabemos por que agimos como agimos e como se dá o completo funcionamento de nossa sociedade, provavelmente seremos mais capazes de influenciar nossos próprios futuros.
A Sociologia não é uma ciência que auxilia somente os políticos. Grupos de auto-ajuda como os Alcoólicos Anônimos são exemplos de grupos sociais que tem buscado diretamente realizar reformas práticas com considerável sucesso.
• Dificuldades do estudo da Sociologia:
A Sociologia não é normativa: não é regida por normas.
O Sociólogo não pode emitir juízos de valor sobre os tipos de associação e relações estudados.
Pode gerar confusão devido a diversidade de abordagens que encontram.
Não é uma disciplina em que há um corpo de idéias que todos aceitam como válida.
A sociologia diz respeito às nossas vidas e ao nosso próprio comportamento e, estudar nós mesmos é o mais complexo e difícil esforço que podemos empreender.
• As Ciências Sociais englobam:
1. Antropologia Cultural: estuda as semelhanças e diferenças culturais, origem e história das culturas do homem, sua evolução e desenvolvimento, estrutura e funcionamento, em qualquer lugar e tempo. Ex: tipos de organização familiar; religião e magia; artes e artesanato; mitos.
2. Direito: estuda as normas, expressas com preocupação de precisão, que regulam o comportamento social, estabelecendo direitos e obrigações entre as partes, através dos sistemas legislativos característicos das sociedades. Ex: normas de proteção ao trabalhador (direito trabalhista); divórcio (direito civil); especificação das penalidades por crimes cometidos (direito penal).
3. Economia: estuda as atividades humanas no campo da organização de recursos, isto é, produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços. Entre as várias atividades humanas, estuda apenas a atividade econômica. Ex: Macroeconomia (atividades econômicas globais) – sistema monetário e valor de moeda; bens e propriedade; poupança e investimento; distribuição de renda. Microeconomia (atividades econômicas de agentes individuais) – política salarial de uma empresa; orçamento familiar.
4. Política: estuda a distribuição do poder nas sociedades humanas. Investiga o conjunto de processos e métodos empregados para que determinado grupo alcance, conserve e exerça o poder. Ex: formas de governo; partidos políticos; funções do Estado; mecanismo das eleições.
5. Psicologia Social: estuda o comportamento e a motivação do indivíduo, determinado pela sociedade, e seus valores. Tem como campo de interesse as influências que os contatos sociais exercem sobre a personalidade do indivíduo. Ex: comportamento em relação à questão racial; procedimentos dos adolescentes; comportamento coletivo.
6. Sociologia: estudo científico das relações sociais, das formas de associação, destacando-se os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, fenômenos que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos. Estuda o homem e o meio humano em suas interações recíprocas. Ex: formação e desintegração de grupos; divisão das sociedades em camadas; processo de competição e cooperação.
• Estas disciplinas das Ciências Sociais se diferem nas especificidades. O Que as une é a Sociologia. Ex:
Antropologia humana: estuda a tribo como forma especial de sociedade.
Direito: estuda o tribunal como variedade da sociedade.
Economia: estuda as organizações industriais como tipo especial de sociedade.
Política: analisa o Estado como forma específica de sociedade.
Psicologia Social: estuda o pequeno grupo como variação da sociedade.
Sociologia: estuda a sociedade como um todo, com características e relações que podem ser observadas em qualquer sociedade, seja em uma tribo, um tribunal, uma empresa industrial, um Estado ou em um grupo de adolescentes. Para a sociologia o homem é ao mesmo tempo econômico, político, religioso, ético, artístico, dominados pelos mais diferentes interesses e desejos.
• O início do estudo objetivo e sistemático da sociedade e do comportamento humano data em fins do século XVIII.
• As idéias, com freqüência, eram expressas em termos religiosos ou se valiam de mitos bem conhecidos, superstições
...