SQL Banco De Dados
Exames: SQL Banco De Dados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: felipesartorelli • 2/10/2013 • 455 Palavras (2 Páginas) • 460 Visualizações
A SQL apresenta uma série de comandos que permitem a definição dos dados, chamada de DDL (Data Definition Language), composta entre outros pelos comandos Create, que é destinado à criação do Banco de Dados, das tabelas que o compõem, além das relações existentes entre as tabelas. Como exemplos de comandos da classe DDL tem os comandos Create, Alter e Drop.
Os comandos da série DML, são destinados a consulta, inserções, exclusões e alterações em um ou mais registros de uma ou mais tabelas de maneira simultânea. Como exemplos de comandos da classe DML têm os comandos Select, Insert, Update e Delete. Uma subclasse de comandos DML, a DCL (Data Control Language), dispõe de comandos de controle como Grant e Revoke.
A Linguagem SQL tem como grande virtude sua capacidade de gerenciar índices, sem a necessidade de controle individualizado de índice corrente, algo muito comum nas linguagens de manipulação de dados do tipo registro a registro. Outra característica muito importante disponível em SQL é sua capacidade de construção de visões, que são formas de se visualizar os dados no formato de listagens independentes das tabelas e organização lógica dos dados.
Outra característica interessante na linguagem SQL é a capacidade de cancelar uma série de atualizações ou de gravar, depois de iniciada uma sequência de atualizações. Os comandos Commit e Rollback são responsáveis por estas facilidades.
Nota-se que a linguagem SQL consegue implementar estas soluções, somente pelo fato de estar baseada em Banco de Dados, que garantem por si mesmo a integridade das relações existentes entre as tabelas e seus índices.
Os componentes do Processador de consultas são responsáveis por traduzir os comandos em uma linguagem de consulta para instruções de baixo nível em que o gerenciador do banco de dados pode interpretar. Além disso, o processador de consultas tenta transformar uma requisição do usuário em uma maneira compatível e mais eficiente com respeito ao banco de dados, encontrando uma boa estratégia para executar a consulta. Para tal, este é composto pelos seguintes elementos: Compilador DML, Pré-compilador para comandos DML, Interpretador DDL, Componentes de avaliação de consultas.
Os componentes do Gerenciador de memória são responsáveis por fornecer a interface entre os dados de baixo nível armazenados no disco e os programas aplicativos e de consulta submetidos ao sistema. O gerenciador de memória fornece a interação com o gerenciador de arquivos. Os dados brutos são armazenados no disco usando um sistema de arquivos, que normalmente é fornecido por um sistema operacional convencional. O gerenciador de memória traduz as várias instruções DML em comandos de sistema de arquivos de baixo nível. Logo, o mesmo é responsável por armazenar, recuperar e atualizar dados no banco de dados. Para tal, é composto pelos seguintes componentes: Gerenciador de transações, Gerenciador de arquivos, Gerenciador de buffer.
...