SUSTENTABILIDADE. Social
Seminário: SUSTENTABILIDADE. Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: peoo • 8/10/2013 • Seminário • 315 Palavras (2 Páginas) • 466 Visualizações
SUSTENTABILIDADE
Tem-se discutido muito sobre sustentabilidade e sua importância em todos os lugares do mundo, mas é importante que realmente esse tema seja compreendido por cada um de nós.
Sustentabilidade se resume á habilidade de sustentar há condições se são implantadas por algo ou alguém que permite a permanência desta condição por determinado prazo. Permitindo assim que o ser humano interaja com o meio ambiente e o preserve. Além do conceito mais conhecido, sobre preservação na natureza e meio ambiente existe o que é chamado de tripé da sustentabilidade onde se apresentam três tipos de sustentabilidades que podem ser seguidos por uma pessoa ou organização que são:
Social: para que haja a sustentabilidade é precioso que a questão social seja bem resolvida, pois onde o ser humano é respeitado podemos a partir de a ai compreender a questão sustentável em relação à natureza.
Econômica / Energética: onde economia e energia precisam uma dá outra para sobreviver sendo que tem impacto direto no meio ambiente, principalmente a energia.
Ambiental: onde o meio ambiente é degradado não é possível existir sustentabilidade, este meio ambiente que é visto como o fator decisivo para a sobrevivência da sociedade, economia e organização.
É importante lembrar que sustentabilidade está extremamente ligada ao sistema capitalista em que vivemos hoje, onde a cada momento precisamos abandonar objetos e bens para que sejam substituídos por novos e que nem sempre são de equivalência maior que o anterior. Esse consumismo exagerado essa relacionado com tudo que se é produzido por milhões de trabalhadores para sustentar a humanidade e que são descartados de maneira errada no meio ambiente.
Segundo a jornalista Déborah de Paula Souza, cada vez que a gente joga fora aquilo que não serve mais, a gente abre espaço para começar a inventar aquilo
que vai servir, ou seja, é inerente ao ser humano a criação e atenção às nossas necessidades. ….
...