Salinidade Horizontal nos Oceanos
Por: Bárbara Marafon • 15/6/2019 • Trabalho acadêmico • 351 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – Campus Florianópolis
Bárbara Marafon
Exercício 2 – Salinidade Horizontal
Florianópolis
2019
- Como ocorre a distribuição horizontal de salinidade nos oceanos? Por que o Atlântico é mais salgado que o Pacífico?
Na região equatorial ocorrem pontos de salinidade intermediária e um pouco elevada. Nos pontos que tem 31,5 a 33 possuem grandes rios com muita vazão de água doce deixando a salinidade intermediária. Saindo de perto do continente a salinidade eleva um pouco, mas continua menor devido às menores evaporações e altas precipitações devidas ao ar quente que provoca nuvens e chuvas. Na região dos polos a salinidade vai de baixa a intermediária em decorrência do degelo das calotas polares. E nos trópicos a salinidade se eleva em virtude da alta taxa de evaporação.
Ao longo da América Central os ventos alísios – consequentes do avanço de massas de ar que convergem dos trópicos que são zonas de alta pressão, para zonas de baixa pressão no Equador – transportam vapor d’água doce evaporada nos grandes rios com muita vazão de água localizados nos subtrópicos do Atlântico Norte fazendo ter altas precipitações nas regiões tropicais ocidentais do Oceano Pacífico e deixando mais salgada a água no Atlântico Norte.
Já no Atlântico Sul ocorre uma remoção do vapor d’água dos seus subtrópicos que é levado pelo vento à corrente circumpolar da Antártida que passe pelo oceano Índico chegando ao Pacífico – provocando maior salinidade no Atlântico Sul.
O que compensa a perda de água doce do Atlântico é a relação interoceânica. Os oceanos se ligam e suas águas misturam-se e através da circulação de água em escala global – ligada às águas profundas do Atlântico Norte, que se formam pelo resfriamento das águas salgadas do mesmo, atingem a corrente circumpolar Antártida avançando pelo Leste ao redor desta até o Índico e o Pacífico, retornando assim para o Atlântico.
Referências Bibliográficas:
COLUNISTA PORTAL – EDUCAÇÃO Salinidade na Água do Mar. Disponível em: < https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/salinidade-na-agua-do-mar/33758 > Acesso em: 04 de abril de 2019.
Gordon, Arnold 2004 - Por que o Atlântico é tão salgado? Disponível em: < https://eesc.columbia.edu/courses/ees/climate/lectures/saltyatlantic.html > Acesso em: 04 de abril de 2019.
...