TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saltos E Saltitos/ Transposição De Obstaculos? Escola Francesa

Pesquisas Acadêmicas: Saltos E Saltitos/ Transposição De Obstaculos? Escola Francesa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  1.920 Visualizações

Página 1 de 4

Saltos e Saltitos/Transposição de obstáculos/Escola Francesa: Ginástica Geral

Introdução

Nesse trabalho o tema abordado é: Saltos e Saltitos, Transposição de obstáculos e Escola francesa.

A Escola Francesa de Ginástica é caracterizada pelos ideais clássicos de educação liberal, que concebe a ginástica como instrumento de formação de homens completos e universais.

A Transposição de obstáculos nada mais é de que ultrapassar ou superar uma determinada obstrução proposta pelas regras ou participantes.

Saltos e Saltitos são diferentes tipos de saltos, uns longos e outros curtos, e fazem parte de uma coreográfica da Ginástica Rítmica.

Desenvolvimento

A Ginástica Francesa : Breve Resumo Histórico

Ao longo de todo o século XIX, na Europa, a ginástica científica afirma-se como parte significativa dos novos códigos de civilidade. Onde se exibe um corpo ereto, rígido, simétrico. Cujo enfoque é destinado aos exercícios físicos para moldar e adestrar o corpo, para se assegurar a ordem coletiva, dita pela sociedade burguesa.

Nesse período, nasce a ginástica francesa, com o Coronel espanhol naturalizado Francisco Amoros Y Ondeano(1770-1848) que a dividiu em: Civil e Industrial, Militar, Médica e Cênica. Outro nome francês importante foi G. Dêmey (1850-1917). Amoros conseguiu demonstrar uma relação direta que poderia existir entre “sua” ginástica e a saúde dos indivíduos. Ele também foi considerado precursor da ciência da análise e mecanismo do movimento. Outra característica importante além da eficiência também a beleza do movimento. Se ganha destaque a questão da estética, ou seja, o “corpo belo”, que dizia que a formação da criança não era apenas vista como a aplicação do exercício físico, mas também estético e sensorial. O seu desenvolvimento floresce em mais uma receita destinada a melhoria da saúde e ao aprimoramento moral dos indivíduos e da sociedade. Alguns anos depois a Ginástica Francesa foi totalmente... renovada e redesenhada, ela se preparava para atender uma população que necessitava de melhorias de posturas e hábitos de vidas considerados "saudáveis". Vícios posturais e doenças pulmonares deveriam ser combatidos por séries especificas de exercícios físicos.

Amoros também integra à ginástica a esgrima, a natação e a equitação.

Escola Francesa

O principal objetivo era proporcionar o condicionamento físico, o aprimoramento do caráter que seria para defender a pátria.

A ginástica cientifica influenciou na escola francesa, pois sua ginástica se volta para a saúde. Amoros colocou em seus métodos área da medicina como a fisiologia, fornecendo dados para a mecânica do movimento.

Tornou se obrigatório a ginástica no currículo escolar, com a finalidade de melhorar a condição moral e física do povo. Assim os militares foram os primeiros professores de ginástica nas escolas francesas.

A ginástica Natural surgiu na França e Austrália entre 1919-1931, se baseava nos exercícios naturais exemplos natação, marcha, corrida, saltos, quadrupedismo, trepar, levantar, lançar, defender, atividades de utilidade como o hipismo e o ciclismo e as de cunho recreativo como os jogos, as danças, os esportes.

O método Natural foi desenvolvido, pois era uma recreação a esteriotipação da ginástica com suas formas geométricas, os exercícios de ordem, os exercícios militares nas escolas, a ênfase médica da ginástica e a ginástica de aparelhos ser exclusivamente competitiva.

Amoros dividiu a ginástica em quatro partes: Ginástica civil e industrial, Ginástica militar (marinha e exercito), Ginástica médica, Ginástica Cênica ou funambulesca (circo, fascínio da sociedade européia).

Transposição de Obstáculos

A definição da palavra transpor significa passar além de. A de obstáculo, aquilo que dificulta ou impede a realização de um movimento. Portanto, nada mais é do que a passagem por meio dos recursos disponíveis (varas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com