Salário e compensação
Resenha: Salário e compensação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hannaflavia • 26/3/2014 • Resenha • 209 Palavras (1 Páginas) • 227 Visualizações
Salário e Remuneração
Salário corresponde à contraprestação do serviço devida e paga ao empregado em virtude da relação de emprego, com validade tanto aos serviços prestados quanto ao tempo que esteja o trabalhador a disposição do empregador em função do contrato de trabalho.
Remuneração contempla além do próprio salário, também, demais componentes, como: comissões, porcentagens, gratificações ajustadas, diárias superiores a 50% do salário, abonos, além das premiações pagas pelo empregador.
A CLT, em seu art. 457, faz a distinção entre salário e remuneração e traz alguns conceitos importantes:
Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.
§ 1º - Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.
§ 2º - Não se incluem nos salários as ajudas de custo, assim como as diárias para viagem que não excedam de 50% (cinqüenta por cento) do salário percebido pelo empregado.
Salário Bruto é o seu pagamento total antes de quaisquer deduções para impostos federais ou outras reduções. O salário bruto é de seus ganhos totais e é relatado em suas declarações de imposto como o seu salário total.
...