Saúde e segurança profissional
Relatório de pesquisa: Saúde e segurança profissional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: narri • 19/2/2015 • Relatório de pesquisa • 1.176 Palavras (5 Páginas) • 177 Visualizações
Saúde E Segurança Do Trabalho
A “CIPA” – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, nos estabelecimentos da Melo Canteiros trabalha junto com a SESMET para a conscientização e prevenção dos acidentes de trabalho, através de procedimentos contidos na NR-05 do MTE.
O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) que a empresa possui é:
- Uma equipe centralizada no Estado de São Paulo: é formada por um Técnico em Segurança do Trabalho, um Engenheiro de Segurança do Trabalho, um Técnico em Enfermagem do Trabalho e um Médico do Trabalho. Que são responsáveis pela saúde e integridade física dos funcionários na empresa.
A empresa mantém esse tipo de serviço a fim de promover e manter o mais alto nível de bem-estar físico, mental e social de seus colaboradores em todas as áreas da empresa, atingindo cada um de seus colaboradores. Prevenir todo dano causado à saúde destes pelas condições de seu trabalho; protegê-los no emprego contra os riscos resultantes da existência de agentes nocivos a sua saúde; colocar e manter o colaborador em um emprego adequado as suas aptidões físicas e psicológicas.
Os profissionais que fazem parte do “SESMT” têm a competência de aplicar os conhecimentos de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho ao Ambiente de Trabalho e a todos os seus componentes, com a finalidade de reduzir ou até mesmo eliminar os riscos que ali possam existir para que não afetem a saúde do trabalhador, alem de responsabilizar-se, tecnicamente pela orientação quanto ao cumprimento das normas regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho do Ministério de Trabalho e Emprego.
O SESMT desenvolve algumas atividades como: os registros e a analise de dados atualizados sobre acidentes de trabalho e doenças profissionais e a promoção de atividades de conscientização, educação e orientação de colaboradores sobre Segurança e Saúde no Trabalho através do “PPRA” – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, “PCMSO” – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e a “CIPA” – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
O PPRA, diz respeito à obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, visando a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
As ações do PPRA devem ser desenvolvidas no âmbito de cada estabelecimento da empresa, sob a responsabilidade do empregador, com a participação dos trabalhadores, sendo sua abrangência e profundidade dependentes das características dos riscos e das necessidades de controle.
A empresa também implantou o programa de PCMSO, que é mais como a NR7, sua implantação visa à prevenção da saúde do trabalhador, no qual são realizados os exames clínicos ou avaliações médicas como: Avaliação Médica Admissional; Avaliação Médica Periódica; Avaliação Médica por Mudança de Função. Ele estabelece o prazo e a periodicidade para a realização das avaliações clinicas assim como define os critérios para a execução e a interpretação dos exames clínicos médicos e complementares além dos indicadores biológicos.
Com o intuito de diminuir o grau de absenteísmo dos colaboradores do ambiente de trabalho devido a fatores ergonômicos; melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e conseqüentemente aumentar a produtividade, a Melo Canteiros decidiu criar o Comitê de Ergonomia e a formação de um “grupo de apoio”, denominado “força tarefa”, responsável pela supervisão de ações nas áreas responsáveis pelo treinamento dos colaboradores. Então o ergonomista, junto com o engenheiro e técnico de segurança do trabalho, fizeram um estudo na empresa criando um mapa de riscos de cada local de trabalho ou atividade realizada dentro da empresa. O grande objetivo do mapa de riscos é conscientizar e informar os trabalhadores, de uma forma fácil, dos riscos que podem ocorrer na empresa. Depois desse estudo a empresa tomou algumas atitudes, mudando alguns materiais de escritórios, colocando cadeiras mais confortáveis com reguladores de altura, mesas com tampo fosco para não interferir na visão do colaborador, diminuição de ruídos no ambiente e capacitando os colaboradores, com o intuito de melhorar sua postura e evitando posições inadequadas, verificou e fez mudanças necessárias também nos EPI’s dos trabalhadores de chão de fabrica.
“A ergonomia tratava de desenhos de móveis, equipamentos
...