"Se Agimos, Somos Responsáveis Pelo Que Se Realiza Através De Nossa ação; Se Nos Afastamos Da ação, Somos Responsáveis Pelo Que não Fizemos." (Carecimentos E Valores. In: Para Mudar A Vida: Felicidade, Liberdade E Democracia. São Paulo: Edi
Pesquisas Acadêmicas: "Se Agimos, Somos Responsáveis Pelo Que Se Realiza Através De Nossa ação; Se Nos Afastamos Da ação, Somos Responsáveis Pelo Que não Fizemos." (Carecimentos E Valores. In: Para Mudar A Vida: Felicidade, Liberdade E Democracia. São Paulo: Edi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xrmnvbx • 30/10/2013 • 1.243 Palavras (5 Páginas) • 1.414 Visualizações
Público alvo
A escola escolhida pelo grupo é uma instituição de educação particular Centro Educacional Mello e Arice.
Perfil da Turma
São alunos do 5º ano, uma turma de 22 alunos na faixa etária entre 9 e 10 anos, com 96% de alunos totalmente dedicados com os estudos.
A turma é educada, atenciosa, participativa, gostam de desafios são comprometidos com todas as atividades dadas em sala de aula e extraclasse.
Recursos que estão disponibilizados na sala de aula são: livros, caderno, lousa e giz.
Os alunos sentam de forma individual.
Os alunos tem acesso à internet uma vez na semana na sala de informática, livros, revistas, jornais são veículos informativos que eles têm acesso semanalmente também na biblioteca da escola.
Tema da Aula
O tema da aula é Alimentação saudável, conteúdo usado pela instituição baseado no livro Porta aberta, ciências, 5º ano, unidade 9, de Ângela Gil e Sueli Fanizzi.
Justificativas do tema escolhido
Reconhecer a importância de uma alimentação saudável para o fornecimento de energia para o corpo.
Compreender que nenhum alimento contém todas as substâncias essenciais e todos os nutrientes juntos; por isso a importância de a alimentação ser variada.
Identificar as funções dos nutrientes em nosso organismo e reconhecer em que os alimentos são encontrados.
Identificar os três grupos de alimentos: energéticos, reguladores e construtores e classificar os alimentos de acordo com o grupo a que pertencem.
Reconhecer como os alimentos estão distribuídos em uma pirâmide alimentar.
Identificar os problemas causados pelo excesso e pela falta de alimentos em nosso organismo como a fome e a obesidade.
Didática teórica e didática prática. Para além do confronto.
A Didática da prática pedagógica a partir o confronto entre a prática cotidiano dos professores de 1º Grau e o conteúdo teórico que tem sido proposto nos programas da disciplina didática desenvolvida nos cursos de licenciatura. Para tanto, será necessário proceder à discrição e análise crítica do conteúdo da didática organizada nos dois momentos de formação do professor:
Didática teórica e Didática pratica objetiva evidenciar a dicotomia entre a teoria e pratica presentes nos cursos responsáveis pela formação do profissional do magistério.
Didática teórica é aquela desenvolvida nos programas da disciplina, segundo pressupostas científicas que visam à ação educativa, mas distanciados desta. É pressuposto abstrato que acumulam sobre o processo de ensino, na busca de torna-lo mais eficiente.
Didática prática é aquela vivenciada pelos os professores nas escolas de 1º grau, a partir do trabalho prático em sala de aula, dentro da organização escolar, em relação com as exigências sociais. Esta não tem por compromisso comprovar os elementos teóricos estudados em livros ou experimentados em laboratórios, mas tem em vista o aluno, seus interesses e necessidades práticas.
Partindo do pressuposto de que competem o professor o planejamento, a execução e o controle do ensino, tendo em vista o aluno.
A elaboração do planejamento de ensino envolve objetivos, conteúdos, procedimentos de ensino. (Materiais, Humanos, Físicos.).
Vista da pratica dos professores, esses pressupostos teóricos não se confirmam, pelo contrario são negados.
Todos os elementos que compõem o planejamento são determinados e impostos ao professor, pela coordenação ou por órgãos competentes.
O planejamento é feito por todos os seguimentos que fazem parte da escola. è o processo de tomada de decisão quanto aos objetivos a serem atingidos e a previsão das ações, tanto pedagógicas como administrativo, que devem ser executadas por toda a equipe escolar, para o bom funcionamento da escola.
Discutir e realizar atividades propostas no livro.
È preciso um trabalho duro para fazer o equilíbrio certo de rotina, variedade e estimulo para sua sala.
Objetivos da aula:
Reflita sobre a importância de objetivos em seus planos de aula.
Analise a estrutura de um plano de aula recente em comparação com este ultimo.
1) Como você começou sua aula?
2)Quantas fases você pode identificar?
3)Como as fases se relacionam entre si?
4)Como se relacionam ao objetivos?
5)Como você marcou as transições de uma fase para outra?
6)Houve uma conexão lógica entre as fases?
7)Como você terminou a aula?
8)O que você pode concluir?
Antes de dar a próxima aula identifique pelo menos duas fases delas e pense no que vai dizer ou fazer para ligá-las.
Pense nos padrões que você usa ao lecionar e na variedade que você introduz em suas lições.
1) Você tende a usar as mesmas ferramentas todos os dias?Por quê?
2) Se você tende a repetir os mesmos padrões, como evita a monotonia e o tédio?
3) Tente uma experiência. Dê uma aula usando uma abordagem diferente e mude sua rotina. Envolva seus alunos: explique-lhes o que você quer fazer e porquê, note a reação deles. O que aconteceu?
Os professores
...