Segurança De Rede Sem Fio
Trabalho acadêmico: Segurança De Rede Sem Fio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mirnarafaella • 21/11/2014 • Trabalho acadêmico • 1.262 Palavras (6 Páginas) • 209 Visualizações
SEGURANÇA EM REDES WI-FI
Estácio FIC
Curso de Pós-Graduação em Administração e Segurança de Sistemas - Turma 11
RESUMO
É inegável a importância das redes sem fio para os dispositivos eletrônicos e para as pessoas, por padrão todo computador portátil e smartphones e até telefones celulares mais simples possuem por padrão acesso a redes wi-fi. Em quase todos os locais públicos como shoppings, aeroportos e restaurantes oferecem acesso a rede sem fio, isso tudo aliado a má qualidade dos serviços 3G de grande parte das operadoras deixam as pessoas ainda mais dependentes das redes wi-fi. Praticamente todos os modelos de roteadores mais acessíveis possuem antenas para oferecer conexão sem fio. Devido a essa grande popularidade a quantidade de ataques a usuários de redes sem fio aumentou consideravelmente, seja para o uso indevido de banda ou roubo de informações. Por isso a necessidade de se planejar bem a instalação e configuração de uma rede wi-fi.
SUMÁRIO
Introdução.............................................................................................................1
Definição...............................................................................................................1
Infraestrutura da Rede..........................................................................................2
Segurança.............................................................................................................2
Conclusão.............................................................................................................4
Referências...........................................................................................................4
INTRODUÇÃO
Roteadores conectados a banda larga são muito fáceis de ser configurados e a maioria já vem com a rede sem fio habilitada por padrão e com senhas fracas, o que oferece um risco para os usuários da rede. Por isso alguns cuidados são necessários para proteger a rede e para melhor utilização dos recursos, como por exemplo, mudar a senha de acesso ao roteador ou ponto de acesso, a escolha de um bom algoritmo de criptografia, escolha de uma senha forte e um bom equipamento.
1.Definição
Wifi é uma tecnologia que cria redes de computadores sem fio (Wireless). Trata-se de uma norma do IEEE chamada 802.11. Seu impacto varia de um computador para outro, entre algumas dezenas e várias centenas de metros, tornando-se uma tecnologia de primeira qualidade para a rede doméstica com acesso à Internet. Wifi é cada vez mais utilizado por diversos hardwares, computadores, organizadores pessoais (PDAs), consoles de jogos portáteis; até mesmo as impressoras utilizam WiFi para simplificar a sua conexão.
Uma rede WiFi pode funcionar de duas maneiras diferentes :
O modo Ad-Hoc: com este modo, você não precisa de um ponto de acesso para gerenciar a rede, cada membro retransmite a informação que ele recebe dos outros membros da rede. O problema nesse tipo de rede é que, de um lado, a largura da banda da rede se baseia na velocidade do hospedeiro mais lento e, de outro, a largura da banda da rede é dividida pelo número de hosts na rede, o que pode tornar-se muito problemático. No entanto, este método pode ser usado em uma casa para uma rede simples, ele tem a vantagem de não ser caro (também chamado de computador para computador).
Modo de Infra-estrutura: com este modo, tudo é gerenciado por um ponto de acesso, os dados que um host emite são transmitidos e, só ele pode reenviá-los aos outros membros da rede. Assim, a largura da banda é economizada. Além disso, vários pontos de acesso podem ser ligados (com fio ou com WiFi relé) para aumentar o alcance da rede WiFi. Este modo é o mais utilizado porque é bem mais fiável.
2.Infraestrutura da Rede
A seguinte lista representa o indispensável para o estabelecimento de uma estrutura WiFi:
Um roteador wifi ou um ponto de acesso (necessário apenas para o modo infra-estrutura).
Uma ou várias cartas WiFi (geralmente se conectam a uma porta USB, PCI ou PCMCIA). Existem também adaptadores Ethernet / WiFi, que são especialmente utilizados em consoles de jogos, com apenas uma porta Ethernet.
Este material corresponde a um padrão. Atualmente, o mais comum é o 802.11g mas as cartas ou roteadores 802.11b são compatíveis com materiais mais recentes. O padrão 802.11b permite uma velocidade teórica máxima de 11 Mbps 802.11g e 54 Mbps. Também existe o padrão 802.11g +, que roda em uma velocidades de 108 Mbps. Se você misturar os padrões, a velocidade máxima será menor, ou seja, a de 802.11b. Também existe o padrão que 802.11a não é compatível com os outros dois mas que, em princípio, deve gerenciar melhor as áreas com muitas conexões WiFi.
3.Segurança
A grande maioria dos roteadores com tecnologia Wi-Fi vem com uma configuração única e uma
...