Segurança Do Trabalho
Pesquisas Acadêmicas: Segurança Do Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: medeirosbessa • 4/10/2013 • 2.055 Palavras (9 Páginas) • 283 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONTEÚDO DAS PALESTRAS................................................................................6
CARTAZES E QUADROS DE VISOS........................................................................7
INCETIVANDO O TRABALHADOR............................................................................9
PLANO DE AÇÃO.....................................................................................................12
CONCLUSÃO............................................................................................................15
REFERÊNCIAS........................................................................................................16
INTRODUÇÃO
Atualmente, tanto no Brasil quanto em países desenvolvidos, a construção civil continua a se destacar como um dos setores mais problemáticos no que diz respeito aos acidentes de trabalho. No Brasil, o setor é o quarto maior gerador de acidentes fatais em termos de freqüência e o segundo em termos de coeficiente por cem mil trabalhadores. O objetivo deste trabalho e capacitar, incentivar e conscientizar o trabalhador a efetuar sua função com as devidas normas de segurança possíveis.
SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO
Segundo Ministério da Previdência Social, o acidente do trabalho é definido como aquele que ocorre pelo exercício do trabalho ou a serviço da empresa, ou ainda pelo exercício do trabalho de segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, e cause a morte, ou a perda, ou a redução da capacidade para o trabalho.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o fenômeno acidente do trabalho possui natureza complexa, apresentando-se como resultado indesejado da interação de uma rede de múltiplos fatores causais. Dada a origem multifatorial e complexa deste evento infere-se a necessidade de buscar os fatores que participam de sua gênese, para análise que permitirá à sociedade benefícios diretos como o planejamento de ações fiscais para o combate dos fatores causais de acidentes mais significativos. Somente pelo conhecimento do conjunto de fatores atuantes, pode-se propor e aplicar medidas de prevenção de real eficácia. Contudo as empresas que não cumprem as normas de segurança e geram acidentes sofrem as conseqüências. O mesmo vale para aquelas que mantêm seus trabalhadores na informalidade.
Visando a segurança do trabalhador, esta sendo implantada a semana prevenção contra acidentes de trabalho na empresa Almeida Neto Engenharia situada no município de Rio Verde – Go, como podemos ver no gráfico abaixo a porcentagem de acidentes de trabalho vem da construção civil :
Com base na décima oitava norma regulamentadora, cujo título é “Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção”, estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e organização, com o objetivo de programar procedimentos de aspecto preventivo relacionados às condições de trabalho na construção civil. Esta sendo implantadas normas internas que obrigam ao funcionário antes mesmo de entrar em uma obra, a utilização de se seus devidos equipamentos de proteção individual, como este citado a figura abaixo:
A lei determina que a empresa é obrigada a fornecer aos trabalhadores, gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação. Determina também, que cabe aos empregados usar em obrigatoriamente os Equipamentos de Proteção Individual, assim como os demais meios destinados à sua segurança, tendo como normas da empresa a punição verbal, ate a suspensão de seu trabalho ate esta totalmente seguro para exercer sua função.
Para fins de que o trabalhador saiba exatamente o que deve fazer para trabalhar em segurança esta sendo executados diversas atividades e treinamentos durante o evento contendo os seguintes conteúdos:
• Equipamentos de Proteção Individual(EPI)
O técnico de segurança faz a demonstração do uso correto dos EPI’s (bota de couro ou borracha (de cano alto ou baixo, dependendo da situação), cinto de segurança para trabalhos em altura, luva de borracha ou PVC, capacete, óculos de segurança, protetor auricular, máscara contra poeira, protetor facial, ombreira e capa de chuva).
• Equipamentos de proteção Coletiva (EPC)
Demonstração da forma correta de construção e manutenção das proteções individuais e coletivas nos edifícios (Como bandejas primárias e secundárias, proteções em poços de elevadores, em aberturas de piso, proteções de periferia, corrimãos de escadas, escadas provisórias e rampas de acesso, instalações elétricas, funcionamento e restrições de máquinas e equipamentos), previamente planejadas no PCMAT da obra.
• Riscos Ambientais
Conscientização dos funcionários sobre os riscos existentes na construção civil (riscos químicos, físicos, riscos biológicos e riscos ergonômicos)
• Acidentes de trabalho
Alertar aos funcionários sobre conseqüência dos acidentes de trabalho, apresentando-lhes dados estatísticos, bem como formas de evitá-los.
• Primeiros socorros
Orientação sobre as primeiras medidas a serem tomadas perante a ocorrência de um acidente como técnicas de salvamentos e transporte de vítimas.
• Combate á incêndio
Orientação sobre riscos de incêndio, importância da prevenção, agentes extintores treinamentos de retirada coletiva e práticas de combate ao fogo.
Cartazes e quadros de aviso
Com o intuito de fazer permanecer o tema da segurança do trabalho no cotidiano
...