Segurança Do Trabalho
Trabalho Universitário: Segurança Do Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: deidsonbh • 25/11/2013 • 727 Palavras (3 Páginas) • 493 Visualizações
A RELEVÂNCIA DA PREVENÇÃO DO ACIDENTE DETRABALHO PARA O CRESCIMENTO ORGANIZACIONAL
CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS DA SEGURANÇA DO TRABALHO
05-04-2011 18:35:06O surgimento da Revolução Industrial, na Inglaterra, trouxe muitastransformações para a sociedade, principalmente para a classe trabalhadora,transformações estas que repercutiram de forma negativa no que diz respeito aobem-estar físico e psicológico do trabalhador, sendo o mesmo obrigado a executarlongas jornadas de trabalho em ambientes sem segurança, tendo que manusearmáquinas tecnologicamente avançadas, com as quais não estavam habituados,gerando assim graves acidentes de trabalho como: mutilação, intoxicação,desgaste físico, etc., o que ocorria principalmente com as mulheres que ocupavamo mercado de trabalho em grande número por serem consideradas mão-de-obrabarata. “Sob a nova sociedade capitalista, os antigos direitos humanos à vida e à subsistênciatinham de ser repensados”. (MIRANDA, 1998: 3).
Ao se verificar a necessidade de mudar tal situação foram constituídasmobilizações políticas, afim de se criar medidas legais que proporcionassem aotrabalhador melhores condições de trabalho. Sendo criada em 1802, na Inglaterra,a primeira Lei de proteção ao trabalhador, “Lei deSaúde e Moral de Aprendizes”,que estabelecia a jornada de trabalho em doze horas diárias, proibia o trabalhonoturno e estabelecia a obrigatoriedade de medidas de melhoramento noambiente de trabalho, sendo obrigatório um ambiente arejado, limpo e seguro aosfuncionários. Foi a primeira conquista da classe trabalhadora no que concerne ahigiene e segurança do trabalho.
Em 1834 ocorreu na Inglaterra, a contratação do primeiro Inspetor-Médicode fábricas, medida posteriormente adotada por outros países, passando-se asubmeter os funcionários a exames médicos admissionais e periódicos, comoforma de cuidar e controlar a saúde dos trabalhadores nas fábricas.
Em 1862, na França, ocorre a regulamentação da Segurança e Higiene doTrabalho. Em 1865, na Alemanha, surge a “Lei de Indenização Obrigatória dosTrabalhadores”, a qual responsabiliza o empregador a pagar ao empregado peloacidente de trabalho e em 1873, criou-se a primeira Associação de Higiene ePrevenção de Acidentes, que visa prevenir o acidente e ampara o trabalhadoracidentado.
O Brasil na condição de país colonizado e com um desenvolvimentotecnológico tardio, tem sua economia baseada na mão-de-obra escarva e agrícola.A preocupação com a saúde do trabalhador só ocorreu a partir do surgimento deepidemias como a febre amarela, a cólera e a peste, que matou dezenas detrabalhadores, ocasionando assim, prejuízo para a economia da época. É duranteo ciclo do café que ocorre a divisão internacional do trabalho e a saúde públicavolta-se para o combate das epidemias, com destaque para o sanitarista OsvaldoCruz. Entretanto, a intervenção da saúde pública nas fábricas é insatisfatória pelafalta de condições de trabalho na época.
A classe trabalhadora inconformada com tal situação, dá início aosmovimentos sociais de luta por seus direitos, organizando-se em grandes greves,como as de 1907, 1912, 1917 e 1920, em decorrência dessas manifestações
...