Segurança Do Trabalho
Trabalho Escolar: Segurança Do Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: raquellarruda • 7/5/2014 • 873 Palavras (4 Páginas) • 191 Visualizações
Segurança do trabalho significa o conjunto de técnicas e procedimentos que tem o objetivo de eliminar ou diminuir os riscos que produzam os acidentes de trabalho. A construção civil é um dos setores econômicos que apresenta o maior índice de acidente de trabalho, a maior parte desses acidentes acontece pelas condições de trabalho inseguras, da utilização EPI inadequados, assim como da falta de informação e preparo dos envolvidos nas obras.
De acordo com o artigo 19 da lei 8.213, "acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, ou pelo exercício do trabalho do segurado especial, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, de caráter temporário ou permanente". Essa lesão pode provocar a morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho. A lesão pode ser caracterizada apenas pela redução da função de determinado órgão ou segmento do organismo, como os membros. Já no conceito prevencionista o acidente do trabalho é uma ocorrência não programada, normalmente evitável, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade.
Existem 3 tipos de acidente de trabalho: Os Típicos ( decorrente da característica da atividade profissional que o indivíduo exerce), Doenças ocupacionais que é dividido em doença profissional ( produzida ou desencadeada pelo exercício de determinado trabalho) e doença do trabalho (adquirida ou desencadeada pelas condições em que a função é exercida) e Doença de trajeto ( é aquele sofrido pelo trabalhador no percurso da residência para o trabalho ou deste para aquela, qualquer seja o meio de locomoção, inclusive o veiculo de propriedade do segurado).
Os custos dos acidentes podem ser de grandes proporções ou, até mesmo, incalculáveis, visto que a vida humana não tem preço. Tanto a empresa quanto o trabalhador acabam pagando um custo alto, sendo ele humano ou econômico, direto ou indireto. O custo total de um acidente é dado pela soma de duas parcelas: uma refere-se ao custo direto (ou custo segurado), a exemplo do recolhimento mensal feito à Previdência Social, para pagamento do seguro contra acidentes do trabalho, visando a garantir uma das modalidades de benefícios estabelecidos na legislação previdenciária. A outra parcela refere-se ao custo indireto (custo não segurado). Estudos informam que a relação entre os custos segurados e os não segurados é de 1 para 4, ou seja, para cada real gasto com os custos segurados, são gastos 4 com os custos não segurados. De acordo com dados do governo, os acidentes típicos são responsáveis por cerca de 84% dos acidentes de trabalho. Os acidentes de trajeto e as doenças profissionais ou do trabalho somam 16%.
A existência dos riscos de acidente já deve ser considerado como um dos pontos iniciais para disparar o gatilho da prevenção, mas para isso é necessário e indispensável saber identificá-los e avaliá-los. O perigo é uma fonte ou uma situação potencial de provocar danos, em se tratando de lesões, doenças, danos à propriedade, dano ao meio ambiente, ou uma combinação destas. (existe ou não existe). Já o Risco é a combinação de probabilidade de ocorrência e da consequência de um determinado evento perigoso. (existe se houver perigo, podendo ser maior ou menor). Os riscos acontecem a todo tempo no nosso dia-a-dia e nos deparamos com eles a todo instante, envolvendo-nos vez por
...